Notícias
Pesquisador do CNPq ganha prêmio no Canadá
O aleitamento materno exclusivo até seis meses reduz em 14 vezes o risco de morte de bebês por diarreia e em 3,6 vezes o risco de morte infantil por doenças respiratórias. Esse é o resultado dos estudos realizados por César Victora , 65, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pesquisador de Produtividade em Pesquisa 1 A do CNPq, sobre amamentação e nutrição materno-infantil.
Os estudos de Victora e sua equipe tiveram início ainda na década de 80 e os resultados lhe renderam a mais importante premiação científica do Canadá, o Prêmio Gairdner. Foi a primeira vez que um brasileiro ganhou esse prêmio. Ganhadores desse título são considerados como potenciais candidatos à indicação para o Prêmio Nobel. A amamentação exclusiva consta apenas de leite materno, sem adição de águas ou chás.
A pesquisa, que mais tarde foi reaplicada em outros países, alterou totalmente a recomendação da alimentação infantil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a indicar que bebês nos primeiros meses de vida se alimentassem exclusivamente com leite materno. O professor também liderou estudos que indicaram, pela primeira vez, que a amamentação não está apenas relacionada à redução de mortalidade, mas à inteligência.
Victora recebeu o prêmio em uma cerimônia em Toronto, no Canadá, na categoria Saúde Global, em 28 de fevereiro passado. Outros seis cientistas também receberam o Prêmio em suas respectivas categorias.
Coordenação de Comunicação Social
Foto: Agência FAPESP