Notícias
O CNPq se despede da economista Maria da Conceição Tavares
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se despede da economista Maria da Conceição Tavares.
Luminar do pensamento econômico brasileiro e intransigente defensora da democracia e da eliminação das desigualdades sociais, Maria da Conceição Tavares teve papel fundamental na consolidação das ciências sociais no Brasil, formando gerações de pesquisadores e políticos de destaque no país.
Maria da Conceição de Almeida Tavares nasceu em Anadia, Portugal, em 24 de abril de 1930, e naturalizou-se brasileira em 1957. Graduada em matemática e economia, lecionou em prestigiadas instituições de ensino do país, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi professora titular, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que lhe concedeu o título de professora emérita.
Crítica ao modelo de desenvolvimento dependente e famosa por suas análises profundas sobre o capitalismo periférico, publicou obras essenciais para o estudo da economia e da sociedade brasileira. Atuou também como deputada federal (1995-99), com olhar crítico e comprometido com a justiça social e o desenvolvimento econômico sustentável.
O CNPq homenageou Maria da Conceição Tavares com sua honraria máxima, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto, concedido em 2011; e também ao incluí-la, em 2013, na lista inaugural do projeto Pioneiras da Ciência no Brasil, que resgata e enaltece a memória de mulheres com destacada atuação no campo científico brasileiro.
Enlutado, o CNPq se solidariza aos familiares, amigos e admiradores da professora Maria da Conceição Tavares.