Notícias
Nota de Pesar: Professor Ademir Neves
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta profundamente o falecimento do pesquisador Ademir Neves, aos 70 anos no último domingo, 30 de janeiro. Ademir era bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq e professor do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O professor sofreu uma parada respiratória durante a madrugada e faleceu às 5h28. Ele estava em tratamento contra um câncer.
Em dezembro de 2021, o professor foi homenageado com o título de Professor Emérito durante sessão solene do Conselho Universitário, em comemoração ao aniversário de 61 anos da UFSC. Ademir Neves também foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2008 e, em maio de 2010, foi admitido na Classe de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Ademir ingressou como docente na UFSC em agosto de 1978 e aposentou-se em setembro de 2019. Após sua aposentadoria continuou atuando como professor voluntário, conduzindo projetos de pesquisa e orientando alunos de doutorado. Natural de Indaial, o docente iniciou sua carreira acadêmica em Química em 1970, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), tendo obtido título de Licenciado em Química em 1974. Após seu ingresso na UFSC como professor em 1978, defendeu sua dissertação de mestrado, sob orientação do professor Faruk Nome, outro professor Emérito da instituição.
Em 1983 finalizou o doutorado na Ruhr Universität Bochum, na Alemanha, onde também realizou seu pós-doutorado. Ao retornar, implementou a linha de pesquisa de biomiméticos sintéticos dentro da área de Química Bioinorgânica na UFSC, sendo um dos pioneiros no país. Sua pesquisa sempre foi de ponta, seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente.
Sua área de pesquisa tem ênfase em síntese de Modelos Bioinspirados e suas aplicações em catálise de substratos modelos do DNA e o efeito citotóxico em células tumorais das novas drogas geradas. Em 2011, a jornalista Arley Reis escreveu uma matéria sobre o trabalho do professor.
Com informações da UFSC