Notícias
Nota de Pesar – Paulo Murilo Castro de Oliveira
Faleceu no último dia 2 de maio o físico, professor emérito do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bolsista Sênior de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Paulo Murilo Castro de Oliveira.
Oliveira cumpriu todo seu estudo superior em Física, da graduação ao doutorado, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e se associou à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 1977. Em 1980, ele foi contratado como professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), instituição em que atuou por trinta e quatro anos, até se aposentar, em 2014.
Suas duas linhas de pesquisa principais tratavam de física computacional. A primeira, em que trabalhava desde a década de 1970, envolvia fenômenos críticos e transições de fase. Em 1996, o professor Oliveira introduziu um novo método para calcular propriedades termodinâmicas, que denominou Broad Histogram Method . O método permite se determinar de forma direta o espectro energético do sistema em estudo, por meio de médias de grandeza obtidas por simulações computacionais. Dessa forma, diferentes temperaturas podem ser estudadas em uma mesma simulação computacional, ao contrário de outros métodos que assumem temperaturas fixas.
A segunda linha de pesquisa com que o professor Oliveira trabalhava envolvia a modelagem de sistemas complexos, isto é, sistemas formados por diversas unidades interconectadas com influência mútua e que evoluem no tempo. Diversos temas da ciência e atividade humana podem ser considerados sistemas complexos, desde mercados até a evolução biológica, e estudá-los em profundidade requer cada vez mais capacidade computacional.