Notícias
CONECTI faz sua primeira reunião do ano
Participantes do Consórcio apresentaram suas ações, desenvolvidas no primeiro semestre do ano
O Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (CONECTI Brasil) retomou suas atividades e reuniu-se pela primeira vez em 2020, por videoconferência, nesta quarta-feira, 19, com representantes de todas as suas instituições. Durante o encontro, foram apresentados os trabalhos concretizados ao longo do primeiro semestre e reestruturados os comitês representativos e deliberativos.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), representado pelo Coordenador de Projetos de Tecnologia da Informação, Igor Cavalcante informou que o Conselho já iniciou os trabalhos internos para substituir o Extrator Lattes (sistema de extração de informações da Plataforma Lattes) pelas soluções desenvolvidas no âmbito do Conecti. Segundo Igor, os serviços de integração de sistemas desenvolvidos dentro do CNPq estão avançados, possibilitando a integração inicial da Plataforma Carlos Chagas. O CNPq ressaltou, ainda, a importância de integração dos sistemas de pagamentos entre o CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).
A CAPES apresentou alguns projetos previstos no seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC 2020-2023): a Sucupira 2.0 - uma nova versão da Plataforma Sucupira, que deverá ser oferecida após a Avaliação Quadrienal de 2021 - e o Ecossistema de Pesquisa (ECOP-CAPES) e Atuação do Consultor na CAPES (ATUACAPES) - novas ações em discussão, que irão apresentar de forma integrada os dados de diversos sistemas da CAPES.
Manoel Brod, coordenador de Gestão da Informação da Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES, explicou que a equipe "vem trabalhando internamente para aprimorar seus processos, de forma a estar preparada para realizar a troca de dados e informações com os membros do CONECTI". Ele contou que dentro dos projetos com foco nos dados da pós-graduação que concernem à CAPES, "estamos sempre conversando e contando com a participação fundamental das instituições de ensino superior e seus especialistas para produzirmos resultados que atendam a todos".
Talita Oliveira, coordenadora-geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação da DAV, esclareceu que neste primeiro semestre progrediram na estruturação de ações do CONECTI. "Avançamos nas Ferramentas de Apoio à Integração de Sistemas (FAIS), na parte legal, referente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e na construção de um portal de integração de informações", explicou a coordenadora, que disse agora esperar resultados precisos em breve.
CONECTI Brasil
O Consórcio é uma ação multi-institucional que prevê a criação de um ecossistema de informações em pesquisa, integrando os sistemas federais e estaduais, otimizando a gestão do conhecimento, por meio de uma plataforma nacional de integração de dados relacionados à educação, ciência, tecnologia e inovação.
Além do CNPq e da CAPES, compõem o CONECTI o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Com informações da Coordenação de Comunicação da CAPES (CCS/CAPES)