O SinBiose é uma iniciativa do CNPq cujas origens se debruçam no reconhecido programa de pesquisa PELD - Pesquisa Ecológica de Longa Duração, também do CNPq - e se inspira em centros de sínteses já consolidados em outros países como o Centro Alemão de Síntese para Ciências da Biodiversidade - sDiv.
Além do apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), o SinBiose conta com o suporte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Entre os parceiros internacionais estão o Synthesis Centre for Biodiversity Sciences - sDiv (Alemanha); Canadian Institute of Ecology and Evolution - CIEE/ICEE (Canadá); Environmental Omics Synthesis Centre (Reino Unido); Center for the study of biodiversity in Amazonia - Labex CEBA (Guiana Francesa/França). Em 2020 o SinBiose passou a integrar o Consórcio de Centro de Sínteses, iniciativa que reúne os principais centros de sínteses de biodiversidade do mundo.
Produzir sínteses de dados e conceitos de elevado padrão internacional, com ênfase em projetos que abordem problemas atuais em biodiversidade e serviços ecossistêmicos. O Centro deve gerar resultados socialmente relevantes e atuar como intermediário entre ciência e política, auxiliando no desenvolvimento de cenários, estratégias e soluções para a área. Deve atuar na identificação de lacunas de conhecimento e problemas ambientais emergentes.
Visão
Desenvolver legitimidade e visibilidade necessárias para tornar-se uma organização de referência, convergência e articulação das questões relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos no país, em um mundo em que estaagenda esteja no centro das prioridades nacionais e globais.
Foco
Desenvolvimento de sínteses que possam fornecer informação qualificada para subsidiar tomada de decisão na área ambiental. Projetos de pesquisa de cunho mais teórico na fronteira do conhecimento também poderão ser apoiados.