Chamadas Públicas
Desde a criação do PELD em 1997, os sítios de pesquisa tem sido contratados exclusivamente por meio de Editais. Desde então, já foram lançados pelo CNPq e parceiros institucionais seis editais/chamadas.
O primeiro Edital do PELD (Edital N° 001/97), lançado no ano de 1997, marcou a efetiva implementação do Programa com a contratação de nove sítios, cuja execução foi iniciada em 1999, a partir da liberação dos primeiros recursos aos projetos.
Em 2001, foi lançado o segundo Edital (Edital CNPq/PELD 002/2001), visando expandir a rede de sítios do PELD e promover o desenvolvimento científico regional, a partir da contratação de mais três sítios localizados nos biomas Caatinga, Cerrado e Pantanal.
O período de vigência dos doze sítios contratados nos editais de 1997 e 2001 foi de 10 anos (1999 – 2009).
Em 2009, o (Edital MCT/CNPq nº 59/2009), terceiro do Programa, contou com recursos suplementares do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o que permitiu a expansão do PELD, com contratação de 26 sítios, com vigência de 3 anos. Além disso, foi contratado uma proposta para desenvolvimento de um banco de dados do PELD, que teve por objetivo específico permitir o intercâmbio de resultados e informações obtidas nos projetos de pesquisas do PELD e acesso ao público em geral.
Em 2012, a Chamada MCTI/CNPq/FAPs nº 34/2012 contou com recursos suplementares do MCTI e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - FAPs, o que permitiu a contratação de 30 sítios de pesquisa, com vigência de 3 anos.
Em 2016, a Chamada CNPq/ Capes/FAPs/Fundo Newton-BC/PELD 015/2016, a quinta do Programa, contou com recursos suplementares da CAPES e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - FAPs e, ainda, com a participação do Fundo Newton (British Council), por meio de um componente específico de cooperação Brasil- Reino Unido no âmbito dos sítios PELD. Nesta chamada foram contratados 34 sítios de pesquisa, sendo que dois sítios tiveram aprovação de proposta de componente da área social/educação em parceria com o Fundo Newton. A partir de 2016, a vigência dos projetos aprovados nas chamadas foi ampliada para 4 anos.
Em 2020, a Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD nº 21/2020, a sexta do Programa, contou com recursos suplementares do MCTI e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - FAPs, articuladas pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP. Foram aprovadas 41 propostas para contratação imediata, sendo 40 sítios de pesquisa PELD e 01 projeto de Comunicação Pública da Ciência para o Programa PELD (PeldCom). O financiamento integral das FAPs possibilitou a ampliação do número de Sítios para 45 e da representatividade dos Biomas Cerrados e Caatinga no Programa.