O Reator Multipropósito Brasileiro - RMB
Piscina do Reator
O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) será um reator do tipo piscina aberta, com uma potência térmica de até 30 MW. Ele tem como projeto de referência o reator OPAL da Austrália (20 MW). O projeto de concepção foi realizado pela CNEN através da coordenação técnica do RMB com apoio dos institutos da CNEN (IPEN, CDTN, IEN, CRCN-NE).
O projeto básico do reator foi desenvolvido em conjunto entre a CNEN e a empresa INVAP da Argentina, sendo os projetos de concepção e básico das edificações e estruturas físicas do Empreendimento RMB desenvolvidos pela CNEN com a empresa brasileira contratada INTERTECHNE Consultores S.A. O projeto de engenharia detalhado do reator foi realizado pela empresa INVAP e as estruturas e sistemas convencionais foi realizado pela empresa brasileira AMAZUL.
O núcleo do reator RMB terá uma configuração 5x5, sendo composto de 23 elementos combustíveis (EC) do tipo dispersão de U3Si2-Al com uma densidade de até 4,8 gUcm3 e enriquecimento de 19,75% em peso de U-235. Duas posições no núcleo serão disponibilizadas para dispositivos de irradiação de materiais. Os combustíveis são de projeto e fabricação do IPEN/CNEN-SP com insumo de UF6 enriquecido à 19,75% pelo Laboratório de Enriquecimento Isotópico do CTMSP/MB.
O fluxo de nêutrons térmicos no núcleo deverá ser superior a 1x1014 nêutrons/cm2.s e o fluxo de nêutrons rápidos superior a 2x1014 nêutrons/cm2.s. O núcleo do reator será refrigerado e moderado a água leve, tendo como refletores a água leve (H2O), a água pesada (D2O) e blocos de berílio (Be), cada um em posições determinadas.
Toda a estrutura do núcleo do reator estará contida dentro de uma seção transversal retangular denominada “chaminé”, que formará parte do Sistema de Resfriamento Primário. O resfriamento do núcleo será promovido pela circulação forçada de água desmineralizada, no sentido ascendente. Em operação normal, o refrigerante será bombeado através do núcleo do reator e, então, via tubulações, para o trocador de calor antes de retornar novamente para a entrada do núcleo.
A chaminé será envolvida por refletores de nêutrons: água pesada e, numa das faces, blocos de berílio. O refletor de água pesada será contido no Tanque do Refletor. Em posições determinadas do tanque refletor serão produzidos radioisótopos. Os testes de combustíveis nucleares serão conduzidos unicamente em posições contíguas aos blocos de berílio. A região do refletor incluirá ainda uma instalação para acomodar uma Fonte de Nêutrons Frios e dispositivos para fornecer feixes de nêutrons para experimentos localizados no saguão do prédio do reator e no prédio das guias de nêutrons. Testes de irradiação de materiais serão conduzidos, em posições centrais do núcleo do reator.
Prédio do Reator
Prédio do Reator
Prédio do Reator
Sistemas do Prédio do Reator
Bloco do Reator
Estruturas Principais do Bloco do Reator
Detalhe da Piscina do Reator e Piscina de Serviço
Detalhe do Núcleo do Reator