Notícias
Radio 2024: Escritório de Segurança Física da CNEN coordena discussão "Proteção Física de Fontes Radioativas e Instalações Radiativas Associadas"
Joselio Monteiro, assessor da DRS/CNEN, em sua participação da Radio 2024.
Entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024, o Escritório de Segurança Física da CNEN participou da Conferência Internacional RADIO 2024, promovida pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), onde coordenou a mesa redonda “Proteção Física de Fontes Radioativas e Instalações Radiativas Associadas” e ministrou um minicurso intensivo de três dias (4h) sobre o mesmo tema. Mais de 60 profissionais dos setores industrial, médico e de pesquisa participaram do miniccurso.
Além dessas atividades, foi apresentado o artigo “O Impacto do Conceito da Ameaça Base de Projeto na Infraestrutura Legislativa e Regulatória do Setor Nuclear Brasileiro” e a palestra “Conquistas e Desafios Cinco Anos Após a Publicação da Norma CNEN NN 2.06”, na mesa-redonda que o Escritório coordenou.
"A palestra proporcionou um espaço valioso para o compartilhamento de experiências e debates sobre os avanços e desafios enfrentados após a implementação dessa norma, essencial para o fortalecimento da segurança física das fontes radioativas no Brasil", afirmou Joselio Monteiro, assessor da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS), à qual o Escritório está vinculado.
Segundo ele, o evento também permitiu uma análise detalhada do progresso nos sistemas de proteção física de duas instalações radiativas, resultado direto da aplicação da Norma CNEN NN 2.06, com a contribuição de palestrantes convidados.
Em nome da CNEN, Josélio agradeceu a todos os participantes pela troca de conhecimentos, reafirmando o compromisso institucional com a segurança física no uso de fontes radioativas, contribuindo para um futuro mais seguro e sustentável para a sociedade brasileira.