Notícias
Publicada no DOU a Norma CNEN NN 6.16 que dispõe sobre Requisitos de Segurança e proteção para Irradiadores de Sangue e Hemocomponentes
Foi publicada nessa terça-feira, 03 de janeiro de 2024, no Diário Oficial da União, a Norma CNEN NN 6.16 Requisitos de Segurança e Proteção Radiológica para Irradiadores de Sangue e Hemocomponentes (Resolução CNEN 318/23). A Norma dispõe sobre os requisitos de radioproteção e segurança radiológica necessários para o licenciamento de instalações e atividades que envolvam a irradiação de sangue e hemocomponentes. As medidas que atualizam a norma visam alinhar a normativa atual da CNEN às recomendações técnicas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para essa prática.
A criação de uma norma específica deve-se às particularidades no licenciamento destas instalações e à importância de estabelecer requisitos de segurança e proteção radiológica para irradiadores de sangue e hemocomponentes, tais como dosimetria adequada, envolvimento com material biológico, fontes de alta atividade, equipamentos auto blindados, controles da qualidade rigorosos e de estar, normalmente, dentro de ambiente hospitalar.