Notícias
IRD completa 53 anos com homenagens a servidores
Publicado em
25/03/2025 16h06
- Foto: Bianca Wendhausen/CNEN)
Solenidade comemorativa com homenagens aos servidores pelo tempo de dedicação ao IRD/CNEN marcou os 53 anos de fundação do instituto, completados em 21 de março. Com a presença do presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Júnior, dos diretores da autarquia e de dirigentes de unidades técnico-científicas, o diretor do IRD André Quadros reuniu servidores e colaboradores para apresentar realizações, planos do instituto e o Plano Diretor IRD 2024 a 2027. O evento ocorreu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde está situado o instituto.
O diretor André Quadros saudou a data, que marca a trajetória do instituto, e destacou que a força de trabalho é fundamental para os ótimos resultados institucionais. “Traduzimos aqui esse reconhecimento e celebramos nossas conquistas institucionais graças a tantos profissionais e equipes”, afirmou. Ele entregou, junto com os diretores da CNEN, homenagens aos servidores com mais de 40 anos e com 50 anos de dedicação institucional. Em uma apresentação, abordou as atribuições do IRD, aspectos de suporte ao órgão regulador nuclear, as parcerias nacionais e internacionais.
Proteção radiológica do paciente, ocupacional e ambiental, dosimetria interna e externa, emergências radiológicas e nucleares, metrologia das radiações ionizantes, ensino e pesquisa foram as áreas finalísticas do instituto apresentadas pelo gestor. Além dos resultados de destaque obtidos em 2024, ele ressaltou as participações em normas, comitês, representações nacionais e internacionais.
Destaques dos dirigentes CNEN
“Esse foi o primeiro instituto que visitei quando ingressei na CNEN . Meu reconhecimento ao trabalho realizado pelo IRD”, afirmou o presidente Rondinelli, acrescentando que, com relação à criação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, “estamos trabalhando de forma a melhor conduzir esse processo e preservar a governança”. O dirigente citou ainda projetos de amplo alcance social e estruturantes da autarquia: o RMB, que vai ampliar o alcance das aplicações da tecnologia nuclear na saúde, com grande impulso para a medicina nuclear no país, e o Centena, um centro tecnológico ambiental para armazenar os rejeitos radioativos de baixa e média atividade.
Alessandro Facure, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, ressaltou que o IRD é uma instituição de referência e lembrou o papel que o instituto teve em sua formação, já na iniciação científica, e destacou que “o espírito de união da instituição faz com que o IRD siga avançando. “Desejo que o IRD continue sendo esta instituição forte de referência, crucial para o nosso país”.
O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Wilson Calvo, reforçou que o IRD é um instituto que contribui muito com os outros, um suporte fundamental, na questão da proteção radiológica do trabalhador, do meio ambiente. Citou a importância do instituto em metrologia, dosimetria, emergências radiológicas, pós-graduação lato e stricto sensu. “O aumento na procura por alunos e outros tantos resultados são uma evidência de que o trabalho feito tem reconhecimento, retorno”.
O titular da Diretoria de Gestão Institucional, Pedro Maffia afirmou que a data traduz um momento oportuno para refletir sobre desafios e oportunidades, pensar no futuro. “Parabéns aos servidores, aos colaboradores, a todos”, concluiu.