Notícias
CNEN participa de maneira ativa na agenda de Radioproteção e Segurança da 67ª Conferência Geral da AIEA
A CNEN, representada pela Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS), por meio do seu diretor, Alessandro Facure, e do servidor Ricardo Gutterres, participou de maneira intensa das várias agendas relacionadas a atividades regulatórias, na 67ª conferência Geral da AIEA. “A participação da DRS/CNENnesta Conferência Geral refletiu o espírito de continuidade do comprometimento com os altos padrões desegurança”, afirmou Facure.
Logo no início do evento, a DRS tomou parte em discussão sobre o esforço global amplo, promovido pela Austrália, a propósito da recusa e demoras, para garantir o transporte de materiais radioativos, como aqueles usados em diagnósticos e tratamentos médicos e de importância fundamental para a sociedade.
O evento contou com a presença do Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), embaixador Rafael Mariano Grossi, cuja participação representou uma manifestação de apoio àqueles países que se unem para encontrar uma solução para o problema.
Posteriormente, a Radioproteção e Segurança da CNEN realizou várias reuniões com diretores e oficiais da AIEA. A primeira, com o diretor responsável pela Unidade de Controle de Fontes de Radiação da AIEA, Ronald Pacheco, para tratar da implementação de ferramentas computacionais oferecidas pela AIEA, que podem vir a aprimorar os processos de licenciamento e o controle de fontes radioativas no país.
Também foram iniciadas as discussões para a realização de uma missão internacional de auditoria no país, do tipo IRRS -— Integrated Regulatory Review Service, durante as quais a AIEA manifestou a sua intenção de esclarecer os aspectos necessários para a execução de tal atividade no futuro, incluindo uma visita de seus oficiais ao Brasil, para apresentações relacionadas ao tema.
Mais tarde, a CNEN, que é a autoridade nacional responsável por garantir o cumprimento dos acordos de salvaguardas, representada pela DRS, membros da Missão Permanente e demais representantes brasileiros se reuniram com o Chefe do Departamento de Salvaguardas da AIEA, Massimo Aparo.
Igualmente, junto com outros membros da delegação brasileira, o diretor de Radioproteção e Segurança da CNEN visitou o chefe do departamento de cooperação técnica da IAEA, Hua Lin. Em outro encontro, discutiu especificamente o estado de implementação dos projetos de cooperação técnica nacionais com o chefe da Divisão de Cooperação Técnica para a América Latina e o Caribe, Raul Ramirez. Foram realizadas algumas reuniões bilaterais com reguladores de outros países, visando o estabelecimento de colaborações futuras.
A extensão de vida de usinas nucleares brasileiras foi outro tema abordado em reunião bilateral da CNEN com a diretora da Divisão de Segurança de Instalações Nucleares da AIEA, Anna Hajduk Bradford.
Todos os representantes da CNEN na Conferência também participaram das outras atividades promovidas na Conferência Geral pela CNEN, como os side events relacionados ao Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e ao CENTENA. Foram realizadas algumas reuniões bilaterais com reguladores de outros países, visando o estabelecimento de colaborações futuras.
Além disso, a CNEN, por meio da Diretoria de Radioproteção e Segurança, representou o Brasil em várias reuniões envolvendo o FORO Iberoamericano de Organismos Reguladores Nucleares e Radiológicos, seja realizando apresentações sobre os seus projetos como em encontros com diretores da AIEA, para tratar de assuntos de interesse da associação.
Como destacado pelo chefe da delegação brasileira, embaixador Carlos Cozendey, em sua fala na 67ª conferência Geral da AIEA, “O Brasil está continuamente comprometido em manter altos padrões de segurança em todas as atividades do seu setor nuclear”.