Notícias
Em visita à Unidade de Descomissionamento da INB, CNEN reúne-se também com ENBPar
O presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior e o assessor da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS/CNEN), Ricardo Gutterres, visitaram, no último dia 27 de fevereiro, pela manhã, a Unidade de Descomissionamento de Caldas (UDC), das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Poços de Caldas (MG).
A visita aconteceu a convite, por ocasião da reunião entre a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), responsável pelo controle acionário da empresa, e sua subsidiária, as INB.
Pela ENBPar, estiveram presentes o diretor de Comercialização de Energia, Projetos Estratégicos e Estudos de Mercado, Wandermilson de Azevedo, a superintendente de Projetos Estratégicos, Fernanda Carvalho de Abreu e Crespo, e o assessor da Presidência, Denilvo Morais.
Pela INB, o presidente Adauto Seixas e o diretor de Recursos Minerais, Luís Antônio da Silva, além de funcionários que atuam naquela unidade.
Durante a visita, a gerente de Descomissionamento de Caldas, Letícia Oliveira Alves, apresentou as ações em curso relativas ao estudo, avaliação, monitoramento e remediação da UDC, e os grandes desafios associados à definição de um futuro programa completo de descomissionamento da instalação, que teve suas atividades de produção interrompidas ainda nos anos 1990.
Na apresentação da INB, destacou-se a participação da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, por meio de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), nas ações de avaliação, na área da hidrologia.
Após a apresentação, Francisco Rondinelli assinalou a relevância do projeto de descomissionamento das instalações e de remediação da área de mineração em Caldas. "Servirá de modelo para as demais instalações do País, além de prover a sociedade com informações claras e objetivas quanto ao trabalho de recuperação da área", enfatizou.