Notícias
CNEN repassa presidência do FORO para a Comissão Chilena de Energia Nuclear (CCHEN)
(Foto: Ellen Gomes/CNEN)
Durante a semana de 1 a 6 de julho os membros do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos y Nucleares (FORO) se reuniram em Brasília.
O FORO é um mecanismo de cooperação técnica internacional que visa contribuir para a promoção do mais alto nível de segurança radiológica, nuclear e física na região iberoamericana. Atualmente reúne os órgãos reguladores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.
A reunião do Comitê Técnico Executivo (CTE) do FORO ocorreu entre os dias 1 a 4 de julho, dando seguimento aos projetos deste organismo internacional, avaliando as ações em andamento e planejando as atividades futuras.
Nos dias 5 e 6 de julho foi realizada a reunião Plenária do FORO, quando autoridades dos órgãos reguladores associados ao FORO passaram em revista as atividades realizadas no último ano, discutiram as estratégias e os resultados do Programa Técnico, além de questões orçamentárias.
Durante a Cerimônia de Transmissão da Presidência, no dia 6 de julho, a presidência da entidade foi repassada do Brasil para o Chile. Conforme previsto em seu estatuto, o FORO alterna anualmente o exercício da presidência entre seus integrantes, seguindo como referência a ordem alfabética dos nomes dos países membros no idioma espanhol.
A realização do evento, sob a coordenação geral da CNEN, contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e do FORO.