Notícias
CNEN lamenta o falecimento da professora e parceira Helen Jamil Khoury, referência na área nuclear brasileira
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) divulgou, neste dia 2 de fevereiro de 2025, uma nota de pesar pelo falecimento da professora Helen Jamil Khoury, uma das mais importantes referências na área de proteção radiológica e difusão científica no Brasil.
Na nota de pesar, a CNEN destacou a imensa perda que sua partida representa para a comunidade científica e para o setor nuclear brasileiro. "Hoje, o setor nuclear brasileiro perde uma grande referência, mas seu legado permanecerá vivo em cada profissional que formou, em cada iniciativa que ajudou a construir e em cada pessoa que teve o privilégio de conhecê-la", afirmou o presidente Francisco Rondinelli Júnior (leia a íntegra abaixo).
Com mais de quatro décadas dedicadas a ensino, pesquisa e desenvolvimento no setor nuclear brasileiro, a física Helen Khoury era professora titular do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Doutora em Física Nuclear pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuava principalmente nas áreas de dosimetria e instrumentação nuclear, com ênfase em Aplicações Médicas das Radiações Ionizantes (radiodiagnóstico, medicina nuclear e radioterapia), metrologia das radiações ionizantes, detectores semicondutores e dosimetria luminescente.
Nascida na Jordânia e naturalizada brasileira, a professora Helen viveu em São Paulo antes de se mudar para o Recife. Em 2022, recebeu o título honorífico de cidadã pernambucana da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.
Helen Khoury esteve à frente da Rede de Proteção Radiológica Ocupacional da América Latina e Caribe (Reprolam), promovendo o intercâmbio de conhecimento e a capacitação de profissionais da área. Além disso, foi a idealizadora e coordenadora do Museu de Ciências Nucleares do DEN/UFPE), um espaço pioneiro na popularização da ciência nuclear no Brasil.
O falecimento de Helen, ainda tão ativa e entusiasmada com seu trabalho, surpreendeu a comunidade científica brasileira. O velório irá ocorrer nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, a partir das 14h, no Cemitério Morada da Paz, onde ocorrerá a cremação às 17h.
A nota da CNEN:
Nota de Pesar – Profa. Helen Jamil Khoury
Com grande tristeza, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) recebe a notícia do falecimento da Profa. Helen Jamil Khoury, uma profissional brilhante e uma pessoa inspiradora, cuja paixão pela ciência e pela educação marcou profundamente o setor nuclear.
Ao longo de sua trajetória, esteve à frente da Rede de Proteção Radiológica Ocupacional da América Latina e Caribe, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a capacitação de inúmeros profissionais. Seu amor pela ciência também se refletiu no Museu de Ciências Nucleares do DEN/UFPE, que ela idealizou e coordenava com dedicação, tornando-se um espaço único no país para a difusão do conhecimento na área nuclear.
Hoje, o setor nuclear brasileiro perde uma grande referência, mas seu legado permanecerá vivo em cada profissional que formou, em cada iniciativa que ajudou a construir e em cada pessoa que teve o privilégio de conhecê-la. A CNEN se solidariza com seus familiares, amigos e colegas, e expressa sua mais profunda gratidão por tudo o que ela nos deixou.
Francisco Rondinelli Júnior, presidente da CNEN