Notícias
CNEN discute com a Eletronuclear aspectos regulatórios da operação da Central Nuclear de Angra dos Reis
A gestão do fundo de descomissionamento das usinas nucleares, as perspectivas para a conclusão de Angra 3 e outros temas técnicos e regulatórios da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) estiveram em pauta na reunião entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a diretoria da Eletronuclear. O encontro ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2025, na sede da CNEN, e teve como objetivo alinhar questões operacionais e estratégicas para o setor nuclear.
- (Foto: Douglas Troufa/CNEN)
Entre os temas debatidos, a gestão do fundo de descomissionamento teve destaque, dada sua importância para assegurar que, ao final da vida útil das usinas, as instalações sejam desativadas com segurança e em conformidade com as normas vigentes. Foram discutidos a alocação de recursos, o cumprimento das recomendações do TCU e o planejamento financeiro necessário para garantir a execução adequada desse processo.
Outro ponto da reunião foi o andamento do projeto de Angra 3, que aguarda decisões governamentais e que, por outro lado, segue sendo acompanhando do ponto de vista regulatório, de modo a garantir que a obra possa ter continuidade de maneira segura. Além disso, foram tratados aspectos operacionais das unidades em funcionamento, sempre sob a perspectiva da segurança nuclear.
Estiveram presentes na reunião, pela CNEN, o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear, Alessandro Facure, o coordenador-geral de Reatores e Ciclo do Combustível, Daniel Palma, o assessor Ricardo Fraga Gutterres e a chefe da Coordenação de Reatores, Nélbia Lapa.
Pela Eletronuclear, participaram o presidente da empresa, Raul Lycurgo Leite, o diretor de finanças, Alexandre Caporal, o diretor técnico, Sinval Zaidan, a Chefe da Assessoria de Gestão Ambiental e Licenciamento, Carla Caetano bem como profissionais da área jurídica.
A Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN mantém fiscalização permanente sobre as atividades da Eletronuclear, garantindo que todas as operações estejam em conformidade com os requisitos regulatórios. O acompanhamento das usinas é parte essencial da atuação da CNEN para assegurar a proteção da população, dos trabalhadores e do meio ambiente.