Notícias
CNEN completa 66 anos de sua criação
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) completou neste 10/10/2022, 66 anos de fundação. A autarquia federal é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e foi criada com a responsabilidade de desenvolver a política nacional de energia nuclear. A CNEN é órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, e estabelece normas e regulamentos em radioproteção, sendo responsável por regular, licenciar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no Brasil.
Para comemorar a data foram realizados dois eventos. Às 10h a mesa redonda “Reatores Modulares de Pequeno Porte: Desafios E Oportunidades” reuniu profissionais do setor nuclear e de energia. A mesa teve como moderador o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Madison Coelho, e contou com a presença de Leslie de Molnary, Coordenador Geral de Ciência e Tecnologia Nucleares da CNEN; Paulo Berquó, pesquisador titular do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN); e Marcelo Wendel, analista de energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Na segunda parte da celebração houve a realização da cerimônia solene, com a presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, do Secretário Executivo do MCTI, Sergio Freitas de Almeida, do Presidente da CNEN, Paulo Pertusi, além de autoridades do setor nuclear e da administração pública, servidores e colaboradores da CNEN.