Notícias
Agricultura
CDTN/CNEN utiliza técnica nuclear para controle de pragas agrícolas sem o uso de pesticidas
Visando reduzir doenças, minimizar a perda de alimentos e controlar as pragas agrícolas através da tecnologia nuclear, que proporciona uma alternativa ao uso de agrotóxicos, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN), localizado em Belo Horizonte, aplica a técnica de esterilização de mosquitos machos visando diminuir a reprodução dos insetos nos campos agrícolas.
Uma inovação para a agricultura, a proposta de controle de pragas de uma maneira biológica, quando implementada no ecossistema, é mais eficiente do que o uso local e individual de defensivos agrícolas, por proporcionar um equilíbrio dos mosquitos em um território mais amplo, gerando benefícios para a toda a rede de produção de alimentos.
A técnica consiste em utilizar a energia nuclear para irradiar mosquitos machos produzidos de maneira artificial através das Fábricas de Mosquitos, esterilizando-os e devolvendo-os ao meio ambiente, de modo que estes não possam se reproduzir, e portanto mantenham o controle da população de mosquitos no habitat inserido, gerando equilíbrio.
No Brasil, a técnica ainda não é utilizada em larga escala por falta de fomento, mas países como a Guatemala já comprovaram a eficiência da produção e esterilização de mosquitos machos para aumentar a qualidade e quantidade da produção de café, e o mercado internacional teve uma recepção positiva com essa produção. Como o desequilíbrio na quantidade de mosquitos faz com que estes se tornem pragas agrícolas e reduzam a qualidade, o sabor e o crescimento dos alimentos, a técnica propicia atacar na vulnerabilidade, contendo a densidade e mantendo a sanidade dos insetos através dos controles biológicos e da esterilização.
Segundo Márcio Tadeu, pesquisador do CDTN, essa expertise de uso da energia nuclear pode ser uma alternativa promissora para cooperativas agrícolas, órgãos de governo e setores do agronegócio. "A ideia é motivar as cooperativas agropecuárias para esse tipo de produção, que pode eliminar diversas pragas, especialmente na produção de café e na pecuária", explica.
Para que a técnica possa ser popularizada, é necessária a criação de uma Fábrica de Mosquitos, que permita a reprodução dos machos a serem esterilizados.
Para saber mais sobre como investir, entre em contato com o Laboratório de Irradiação Gama do CDTN pelo e-mail: lig@cdtn.br ou pelo telefone: (31) 3439-9611 .
Texto: Agatha Azevedo