Notícias
AIEA audita seus projetos de Cooperação Técnica firmados com a CNEN
Entre os dias 10 e 20 de abril de 2023 a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) recebeu o grupo de auditores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organismo vinculado às Nações Unidas voltado para promover o uso pacíficos e seguro da energia nuclear, em nível mundial. A comitiva também visitou o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), unidade da CNEN no Recife, o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), instituto da CNEN no Rio de Janeiro, e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade da CNEN em São Paulo.
O objetivo da missão foi avaliar o trabalho e o desempenho da Agência nos projetos de cooperação técnica em países selecionados, nas áreas de saúde humana e segurança radiológica, bem como verificar a qualidade da gestão destes projetos e o nível de contribuição dos resultados nos países envolvidos, visando aumentar a eficiência da gestão e eficácia do programa.
Tais projetos de cooperação técnica são utilizados pela AIEA para coordenar a transferência de tecnologia entre os estados membros em benefício da sociedade mundial e, em última instância, disseminar o uso pacífico da energia nuclear.
As auditorias são realizadas anualmente, sempre focando em uma determinada região do mundo a cada ano. Em 2023 está sendo coberta a região da América Latina e Caribe, mais precisamente: Brasil, Costa Rica, Chile, Cuba, Jamaica e Peru.
Ao final dos trabalhos a AIEA formulará um relatório contendo recomendações, melhores práticas e lições aprendidas, de modo a contribuir para reforçar ainda mais seu apoio aos estados membros.