Acordo Regional para Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e Caribe - ARCAL
O Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e no Caribe (ARCAL) foi apresentado à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) pelo Brasil e outros 9 países da região e teve seu início em 1984.
O Programa ARCAL tornou-se um instrumento eficaz para a cooperação técnica em diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da América Latina e do Caribe e promove a cooperação horizontal na transferência de tecnologia entre os países membros. O Acordo tem foco em seis áreas estratégicas:
- Segurança Alimentar;
- Saúde Humana;
- Meio Ambiente;
- Energia;
- Segurança Radiológica e
- Tecnologia com Radiações.
Os projetos do ARCAL são desenvolvidos no âmbito do Programa Estratégico Regional, atualizado periodicamente com base nas necessidades regionais. Mais de 300 projetos executados em mais de três décadas têm contribuído significativamente para a produção, qualidade de vida e avanço científico-tecnológico na região.
A coordenação dos projetos é realizada pela Secretaria do ARCAL, dentro do Departamento de Cooperação Técnica na Seção América Latina e Caribe da AIEA, supervisionando as atividades com a assistência de Oficiais Técnicos da AIEA, Coordenadores Nacionais ARCAL e Coordenadores de Projetos dos países participantes.
A CNEN atua na coordenação nacional da participação de instituições brasileiras nos projetos do ARCAL cujos resultados materializam o compromisso do País em contribuir continuamente para o fortalecimento da capacidade da AIEA em transferir tecnologia e conhecimento aos Estados-Membros.