Notícias
Zika Zero: ministro orienta estudantes e professores de Arapiraca (AL)
Em visita a escolas do município, Gilberto Occhi pede a integrantes das instituições que façam sua parte no combate ao Aedes aegypti
Orientar e pedir a estudantes, professores e pais que façam sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti. Essa foi a principal missão do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, nesta sexta-feira (19/2), em Arapiraca (AL). Em visita a duas escolas do município, o titular da pasta conversou com alunos sobre as ações do governo federal, procurou focos do inseto e entregou material informativo com o passo a passo das medidas necessárias.
A iniciativa (Mobilização Nacional da Educação - Zika Zero) integra os esforços do governo federal na promoção de ações de orientação à população para o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika vírus. O objetivo é aproveitar o período de volta às aulas para incluir as comunidades escolares nas ações de combate e prevenção. O ministro Gilberto Occhi foi acompanhado do governador de Alagoas, Renan Filho, e do vice-governador e secretário de educação do estado, Luciano Barbosa.
"São cerca de 60 milhões de pessoas no setor educacional do Brasil, entre estudantes, professores e técnicos. Para esse exército, viemos fazer um trabalho de sensibilização. Pedir a alunos, professores e pais para se unirem no combate ao mosquito. Esse é o papel de todo cidadão brasileiro, e não exclusivo dos governos federal, estadual e municipal", disse o ministro. "É necessário que essas ações sejam repetidas constantemente. A ação contra o Aedes aegypti deve ser diária e constante", completou.
Durante o dia, diversas autoridades federais visitaram escolas em diferentes cidades do país, acompanhados de secretários estaduais e municipais de educação, gestores escolares, reitores, professores e servidores técnico-administrativos de universidades federais e institutos federais de educação profissional e tecnológica, além de dirigentes de entidades educacionais públicas e privadas.
O corpo docente e os estudantes de Arapiraca aprovaram a iniciativa. Principalmente quem já sofreu por causa do Aedes aegypti, como a diretora-adjunta da Escola Estadual de Educação Básica Professora Izaura Antonia de Lisboa, Rejineide Cavalcanti, que contraiu o vírus Zika. "Fiquei uma semana sem conseguir sem trabalhar. Peço que as pessoas tenham grande cuidado com possíveis focos e conscientizem também os vizinhos", afirmou.
Já a aluna Vitória Carolina, do 1º ano do ensino médio da mesma instituição, ajudou a cuidar da mãe, que teve febre Chikungunya. "Ela passou cinco dias em casa, com febre e dores nas articulações. É muito ruim", comentou.
O ministro Gilberto Occhi também conversou com alunos da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti. Em seguida, participou da inauguração da Escola Estadual Pedro Reis e da Escola Estadual Arthur Ramos.
Confira mais informações sobre a Mobilização Nacional da Educação - Zika Zero .
Confira vídeos sobre a ação desta sexta-feira no Canal Integração no YouTube .
Veja imagens da ação desta sexta-feira no Flickr do Ministério da Integração Nacional .