Notícias
ZCAS provoca chuva forte em parte do Brasil
Hoje 28/12) ocorrerá chuva forte localizada no, sul, centro e norte do PR, no centro-norte e nordeste de MS, centro-oeste e norte de SP, Triângulo Mineiro, grande parte de MG (exceto o nordeste do Estado)(incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte), áreas serranas do RJ, centro-norte do RJ, centro-sul do ES, GO, DF, extremo oeste da BA, sul do PI e do MA, TO, MT, centro-sul do PA e do AM, AC e RO.
Neste dia espera-se a ocorrência de acumulados significativos de chuva na área serrana do RJ, no Norte Fluminense, centro (incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte) e na Zona da Mata Mineira. Os valores diários estimados variarão entre 50 e 80 mm.
Amanhã (29/12) a chuva forte localizada deverá se concentrar no centro-oeste, norte e nordeste de MS, Triângulo Mineiro, extremo norte de SP, oeste, leste e centro-norte de MG (incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte), a região do Norte Fluminense do RJ, ES, sul e sudoeste da BA, GO, DF, MT, centro-sul do TO, sul do PA, centro-sul do AM, AC e RO.
Neste dia, os acumulados significativos de chuva deverão se concentrar sobre o centro e leste de MG (incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e a região do Rio Doce Mucuri), norte fluminense e no ES (principalmente a região norte, serrana e sul). Os valores diários variarão entre 60 e 100 mm.
Na sexta-feira (30/12) a chuva forte deverá se concentrar sobre o MS, noroeste do PR, centro-oeste e norte de SP, Triângulo Mineiro, oeste, centro-norte e nordeste de MG, oeste e centro-norte do ES, sul, sudoeste e oeste da BA, GO, DF, centro-sul do TO, MT, sul do PA e do AM, AC e RO.
Neste dia, os acumulados mais significativos de chuva deverão se concentrar na região do Rio Doce Mucuri e do Jequitinhonha (MG) e no centro-norte do ES.
IMPORTANTE
Ressalta-se que a chuva forte prevista para as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte será localizada e ocorrerá principalmente durante a tarde, noite e madrugada devido ao forte aquecimento diurno. Esta característica é comum para esta época do ano. No entanto, a chuva forte poderá ter alto poder destrutivo dependendo da vulnerabilidade das áreas atingidas.
A localização precisa e intensidade da chuva apenas poderá ser prevista com algumas horas de antecedência e apenas com a utilização de radares meteorológicos.
O GPT recomenda acompanhar as atualizações da previsão de tempo.
GPT
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
http://www.defesacivil.gov.br/sindec/estados/index.asp
Qualquer dúvida entrar em contato com:
Divisão de Operações Meteorológicas
(12) 3186-8459 ou 3186-8535
atendimento@cptec.inpe.br