Notícias
Waldez Góes recebe parlamentares e gestores dos estados do Pará, Ceará, Pernambuco e Paraíba
No encontro com representantes dos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco, foi debatida a modelagem do contrato de prestação de serviços da transposição do São Francisco (Fotos: Dênio Simões e Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quarta-feira (24), parlamentares e gestores dos estados do Pará, Ceará, Pernambuco e Paraíba para debater ações nas áreas de segurança hídrica e proteção e defesa civil. Waldez Góes também se reuniu com o embaixador do Canadá no Brasil para debater possíveis parcerias entre os dois países.
Em duas agendas diferentes, Waldez Góes recebeu o deputado federal Junior Ferrari (PSD/PA) e o deputado estadual Gustavo Sefer (PSD/PA) para discutir ações de desenvolvimento no estado do Pará. Nos dois encontros, o ministro falou sobre os trabalhos realizados pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), instituição vinculada ao MIDR.
“É uma autarquia fundamental para o desenvolvimento da Região Norte. O Paulo Rocha, que tomará posse como novo superintendente, conhece bem as nossas dificuldades e nos ajudará bastante”, destacou.
Durante o encontro com o deputado Junior Ferrari, também foi solicitado o apoio do MIDR no reconhecimento da situação de emergência de municípios paraenses, entre eles Igarapé-Açu, e na formulação de planos de trabalho para acesso a recursos federais para ações de defesa civil.
Ministro Waldez Góes e deputado Junior Ferrari |
Reunião com o deputado Gustavo Sefer |
Ministro Waldez Góes e
embaixador Emmanuel Kamarianakis |
Outra agenda foi com o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis. Em pauta, possíveis parcerias entre os dois países. “Nós estamos visitando os ministérios para vermos como podemos trabalhar juntos com o governo brasileiro”, explicou o embaixador.
O ministro Waldez Góes agradeceu a visita e apresentou ações do MIDR nas áreas de proteção e defesa civil, segurança hídrica, desenvolvimento regional e territorial e fundos e instrumentos financeiros.
“O estreitamento das relações internacionais é fundamental e uma prioridade do presidente Lula. Os acordos com outros países se revertem em investimentos em infraestrutura, na agricultura e em diversos outros setores, gerando emprego, renda e, como consequência, reduzindo as desigualdades regionais”, destacou Waldez Góes.
Na última agenda do dia, o ministro Waldez Góes recebeu representantes dos governos da Paraíba, Pernambuco e Ceará, estados beneficiados pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco, juntamente com o Rio Grande do Norte. No encontro, foi debatida a modelagem do contrato de prestação de serviços da transposição.
Participaram da reunião o governador da Paraíba, João Azevêdo; o secretário de Infraestrutura da Paraíba, Deusdete Queiroga; o secretário de Projetos Estratégicos de Pernambuco, Diogo Bezerra; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; e o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro.