Notícias
Waldez Góes recebe governadores do Amapá e Piauí e parlamentares do Maranhão e Roraima
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quarta-feira (18), os governadores do Piauí, Rafael Fonteles, e do Amapá, Clécio Luis. Os gestores vieram a Brasília para debater projetos e ações nas áreas de proteção e defesa civil e segurança hídrica. Também foram realizadas agendas com parlamentares dos estados do Maranhão e Roraima e com o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, para debater o apoio federal ao município, que foi atingido por fortes chuvas.
A primeira agenda do dia foi com o senador Weverton Rocha (PDT/MA) (foto à esquerda) . O parlamentar apresentou demandas do Maranhão na área de desenvolvimento regional. Durante o encontro, o ministro apresentou algumas ações realizadas pela Pasta neste início de governo e ressaltou o compromisso do Ministério com o desenvolvimento do País.
Na sequência, Góes recebeu o governador do Amapá, Clécio Luis, para apresentar programas executados pela Pasta e debater formas de o estado ser beneficiado por ações do Governo Federal. Entre os temas que foram discutidos estão ações de proteção e defesa civil, a implantação de sistemas de dessalinização para aproveitamento de águas subterrâneas para consumo humano e animal, políticas de fronteira e as Rotas de Integração Nacional, que preveem o apoio ao desenvolvimento de cadeias produtivas.
“Reduzir as desigualdades regionais é uma missão do ministério e nós vamos cumprir rigorosamente. Isso se faz investindo em políticas públicas, sejam as já iniciadas para concluir, entregar e melhorar os serviços à comunidade ou outras que iremos debater e implantar”, ressaltou Waldez Góes.
Outro compromisso foi com o governador do Piauí, Rafael Fonteles (foto à direita) .
Durante o encontro, foram apresentadas demandas por investimentos no estado, especialmente relacionados à conclusão de três projetos públicos de irrigação sob gestão de entidades vinculadas ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Estão na lista os Tabuleiros Litorâneos, os Platôs de Guadalupe e o Projeto Marrecas-Jenipapo.
Em encontro com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (foto à esquerda) , ficou acordado o apoio do Governo Federal para ações de restabelecimento de dois acessos viários que estão interrompidos. Foram acertadas, ainda, ações para a desobstrução de áreas afetadas no ribeirão das cruzes. Por fim, foram definidas ações de reconstrução dos sistemas viário e de drenagem em duas localidades no ribeirão.
O ministro Waldez Góes recebeu ainda a visita da deputada federal Professora Goreth (PDT/AP) (foto à direita) . Entre as pautas da reunião estiveram educação, meio ambiente com foco na Amazônia e proteção dos direitos das mulheres. A parlamentar reforçou o apoio ao Governo Federal para a promoção de pautas relacionadas ao desenvolvimento regional no Congresso Nacional.
"Certamente iremos trabalhar em conjunto para garantir que as diferenças sejam superadas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País", garantiu o ministro.
Outra agenda foi com o senador Chico Rodrigues (União/RR) para debater sobre a liberação de recursos a projetos de estradas e pavimentações nos municípios de Boa Vista e Iracema (foto à esquerda) . "O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional conta com esta contribuição direta de senadores e deputados para que os recursos cheguem à população mais pobre, garantindo a melhoria da qualidade de vida", ressaltou o ministro.
O titular do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional também teve compromisso com o deputado federal Alencar Santana (PT/SP). A pauta foi centrada em solicitação de recursos para cidades do interior paulista ( foto à direita) .
Na última agenda do dia, o ministro Waldez Góes recebeu a comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) (foto à esquerda) , para falar sobre a cooperação técnica com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), em relação ao estudo do movimento de massas (deslizamentos), com foco na ocorrência de fluxo de detritos, como pedras e rochas.
A ação faz parte do Projeto Sabo – Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais Contra Movimentos Gravitacionais de Massa com Foco na Construção de Cidades Resilientes. O processo está em fase de implementação.