Notícias
Waldez Góes recebe gestores e parlamentares dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Piauí
Em reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima, foram tratadas demandas de infraestrutura rural, acesso à água para consumo humano e desenvolvimento produtivo e fomento a cadeias produtivas locais (Fotos: Dênio Simões e Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quarta-feira (17), gestores e parlamentares dos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Piauí. Góes também deu posse à nova superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Rose Modesto, que será a primeira mulher a exercer o cargo.
Na primeira agenda do dia, Waldez Góes recebeu o governador do Amazonas, Wilson Lima, para discutir ações para o desenvolvimento do estado. Durante a reunião, foram tratadas demandas de infraestrutura rural, acesso à água para consumo humano e desenvolvimento produtivo, fomento a cadeias produtivas locais e exploração, de forma sustentável, das riquezas da floresta.
“O Wilson é uma pessoa altamente comprometida com o desenvolvimento sustentável e é sempre bom termos esses diálogos para trocar experiências. Aproveito para reafirmar o compromisso do MIDR e do presidente Lula com o estado do Amazonas e com a Amazônia brasileira”, afirmou Góes.
Para o governador do Amazonas, o encontro com o ministro Waldez Góes foi de suma importância. “Eu fico muito feliz de ter estado com alguém que conhece a realidade da Amazônia brasileira, que conhece os problemas que a gente enfrenta. Nós tratamos de assuntos importantes, como a questão de água potável, pois, apesar de termos a maior reserva de água doce do planeta, ainda enfrentamos problemas para entregar água de qualidade para a população”, informou Wilson Lima.
Em seguida, o ministro deu posse à nova superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A sul-mato-grossense Rose Modesto será a primeira mulher a exercer o cargo. Vinculada ao MIDR, a autarquia tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da Região Centro-Oeste. Saiba mais aqui .
“Rose é a primeira mulher a tomar posse na chefia da Sudeco. Desejo a ela muito sucesso na missão de levar desenvolvimento e oportunidades para a região Centro-Oeste do País e me coloco à disposição para que, juntos, possamos cumprir a missão que nos foi confiada pelo presidente Lula”, afirmou o ministro Waldez Góes.
Rose Modesto toma posse como
|
Ministro Waldez Góes e deputado Murillo Gouvea |
Reunião com deputado José Rocha e
prefeito Silvan Baleeiro |
Vice-prefeito Idemar Barz e ministro Waldez Góes |
Reunião com deputado Átila Lins e prefeitos
|
Reunião com os deputados Júlio César e
Georgiano Fernandes Lima Neto |
Rio de Janeiro
Outra agenda foi com o deputado federal Murillo Gouvea (União/RJ). O tema do encontro foram os problemas causados tanto por cheias quanto por secas nos rios Muriaé, Pomba e Paraíba do Sul, afetando 20 cidades do norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro. Também esteve em debate o avanço do mar em Atafona, um balneário no norte fluminense, que sofre erosão crônica aprofundada pelo aquecimento global.
Durante a reunião, Waldez Góes ressaltou a importância de ser realizado um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para que o Governo Federal possa se planejar e saber de que forma ajudar o estado do Rio de Janeiro.
“A partir daí, a Defesa Civil pode ajudar com ações de reconstrução, desde que confirmado que foi causado por desastre. Também podemos ajudar com as questões de avanço do mar. Além disso, nós conversamos com outros ministérios que também podem colaborar. É prioridade do presidente Lula que cuidemos de toda a população brasileira”, afirmou o ministro.
Em seguida, o ministro Waldez Góes recebeu o prefeito de Condeúba (BA), Silvan Baleeiro (MDB), e o deputado federal José Rocha (União/BA) para tratar das fortes chuvas que atingiram o município. Durante a reunião, a equipe do MIDR explicou ao prefeito os passos necessários para receber o apoio da Pasta para ações de resposta ao desastre climático.
Logo após, o ministro recebeu o vice-prefeito de Pelotas (RS), Idemar Barz, para tratar de ações de proteção e defesa civil no município, que enfrenta a forte estiagem que atinge o estado do Rio Grande do Sul. O gestor também veio ao ministério para ver o trâmite de repasses que serão feitos pelo MIDR à cidade gaúcha.
Irrigação
O deputado federal Júlio César (PSD/PI) e o deputado estadual Georgiano Fernandes Lima Neto (MDB/PI) também estiveram com o ministro Waldez Góes nesta quarta-feira. Eles vieram tratar de ações do Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (DNOCS), autarquia federal vinculada ao MIDR, no estado do Piauí.
O perímetro irrigado Platôs de Guadalupe foi o principal assunto discutido. Localizado no município de Guadalupe, o projeto já teve a primeira etapa do projeto implementada, com quase 3,2 mil hectares. Outros 11.761 hectares da segunda etapa ainda serão colocados em operação, em parceria com a iniciativa privada. Os estudos para a concessão já estão sendo realizados, com previsão de conclusão em outubro deste ano.
A expectativa é que o perímetro irrigado possa gerar cerca de 30 mil empregos e beneficiar 120 mil pessoas. Os principais cultivos são banana e goiaba, que representam, juntas, 81% da produção. Os Investimentos em infraestrutura estimados após a concessão são de R$ 256 milhões.
Na última agenda do dia, Waldez Góes recebeu o deputado federal Átila Lins (PSD/AM) e os prefeitos das cidades amazonenses de Tabatinga, Saul Bemerguy; Benjamin Constant, David Bemerguy; Novo Aripuanã, Jocione Souza; e Nova Olinda do Norte, Denílson Reis. Os gestores vieram pedir apoio do MIDR para ações voltadas ao desenvolvimento do estado.