Notícias
Waldez Góes recebe gestores e parlamentares de São Paulo, Acre, Minas Gerais e Amapá
Uma das agendas do dia foi com o deputado federal Leonardo Monteiro (PT/MG) e os prefeitos das cidades mineiras de Pavão, Jane Carla Pereira da Rocha; Teófilo Otoni, Daniel Batista Sucupira; Bom Jesus do Galho, Aníbal Borges; e João Monlevade, Laércio Ribeiro (Fotos: Dênio Simões/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro Waldez Góes, apresentou, nesta quinta-feira (2), projetos e ações do Governo Federal nas áreas de integração e desenvolvimento regional a parlamentares e prefeitos dos estados de São Paulo, Acre, Amapá e de Minas Gerais. Góes também participou de reunião para definir ações de resposta às chuvas intensas que caíram na cidade de Araraquara (SP) no fim do ano passado e início deste ano. À tarde, o ministro participou da abertura da 57ª Legislatura do Congresso Nacional.
Na primeira agenda do dia, Waldez Góes recebeu o senador Márcio Bittar (União-AC) ( foto à esquerda ). Durante o encontro, foi abordada a possibilidade de recuperação de estradas estaduais do Acre com aportes da União. Também foi discutida a experiência do estado do Amapá no processo de concessão dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada.
Em seguida, o ministro apresentou ações e projetos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) a prefeitos de cinco cidades do Amapá. Estiveram presentes Ary Duarte, de Vitória do Jari; Raimundo Amanajás, de Cutias; Divino Rocha, de Ferreira Gomes; Elizabeth Pelaes, de Pedra Branca do Amapari; e Sebastião Bala Rocha, de Santana.
Entre os temas apresentados pelo ministro estiveram proteção e defesa civil, segurança hídrica, políticas públicas de desenvolvimento regional e territorial e a Estratégia Rotas de Integração Nacional.
“O MIDR tem uma relação muito forte com os municípios e estados brasileiros. Como todos os ministérios do presidente Lula, estaremos sempre de portas abertas, sendo uma extensão dos municípios, dos governos estaduais, para desenvolvermos juntos projetos para diminuir as desigualdades regionais e melhorar a qualidade de vida, principalmente do Norte e do Nordeste deste País”, destacou Góes.
Góes se reuniu, ainda, com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva ( foto à direita ), para definir ações de resposta às chuvas intensas que caíram na cidade em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano. Na próxima semana, está prevista assinatura de ordem de serviço para recuperação de duas pontes na cidade e da reconstrução de uma ponte rural. Os trabalhos contarão com recursos do Governo Federal. O ministro Waldez Góes deverá participar do evento.
Até o momento, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou o repasse de R$ 380,5 mil para ações de defesa civil em Araraquara (SP). Os recursos foram destinados à limpeza urbana e restabelecimento de uma estrada.
Outra agenda foi com o deputado federal Leonardo Monteiro (PT/MG) e os prefeitos das cidades mineiras de Pavão, Jane Carla Pereira da Rocha; Teófilo Otoni, Daniel Batista Sucupira; Bom Jesus do Galho, Aníbal Borges; e João Monlevade, Laércio Ribeiro. As quatro cidades foram muito castigadas por fortes chuvas nos últimos três meses.
Waldez Góes reforçou que o Governo Federal dará todo apoio aos quatro municípios, que já têm decretada a situação de emergência, e destacou a importância do acesso ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) para dar entrada à solicitação de recursos para ações de resposta e recuperação das cidades afetadas.
O ministro confirmou, também, presença no Seminário de Integração e Desenvolvimento Regional, que será realizado em Minas Gerais em data ainda a ser definida.
Na última agenda do dia, Waldez Góes participou, na sede da Câmara dos Deputados, da sessão solene de inauguração da 57ª Legislatura do Congresso Nacional.