Notícias
Waldez Góes debate ações interministeriais para apoiar produtores gaúchos atingidos pela estiagem
Waldez Góes participou de reunião interministerial para debater o apoio do Governo Federal aos produtores gaúchos afetados pela estiagem (Foto: Casa Civil/PR)
Brasília (DF) - O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quinta-feira (16), parlamentares e gestores dos estados de Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Acre. Góes também participou de reunião interministerial para planejar ações emergenciais de auxílio a produtores gaúchos afetados pela estiagem que atinge o estado.
Na primeira agenda do dia, Waldez Góes e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, receberam o ex-senador Telmário Mota de Oliveira (PROS/RO) e a presidente do conselho da Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transportes (Anetrans), Luciana Dutra, para discutir temas relacionados à prevenção de catástrofes naturais.
“Discutimos um tema importantíssimo, que são os desafios que o Brasil tem para atualizar seus planos de resposta e de prevenção em defesa civil devido às mudanças climáticas. Vamos fazer seminários para revisar e atualizar esses planos. Tiveram anos sem investimento e isso exige ainda mais ações em conjunto com a Defesa Civil”, enfatizou Góes.
“A agenda foi muito produtiva, tivemos boas discussões e proposições sobre a questão de gestão de risco e de clima. A ideia é intensificar as ações preventivas para conseguirmos minimizar problemas maiores”, ressaltou Luciana Dutra.
Em seguida, Waldez Góes participou de reunião interministerial para o planejamento de ações emergenciais de auxílio a produtores do Rio Grande do Sul. O estado enfrenta uma das mais severas estiagens de sua história. Além de Góes, também estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Agricultura, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
As equipes técnicas dos ministérios envolvidos vão retornar à Casa Civil para outras deliberações e está prevista uma rodada final de alinhamento com os ministros ainda nesta sexta-feira (17).
Reunião com o ex-senador Telmário Mota |
Reunião com o prefeito de São José
|
Ministro recebe a deputada Cristiane Lopes (União/RO) |
Waldez Góes e o deputado federal
|
Reunião com parlamentares do estado do Acre |
Encontro com representantes do Fórum
|
Outra agenda foi com o prefeito de São José do Rio Pardo (SP), Márcio Callegari Zanetti, que estava acompanhado pelo secretário de Planejamento, Obras e Serviços, Guilherme Antônio dos Santos, e pelo coordenador da Defesa Civil do município, Eric Pinheiro Portela. No encontro, foram debatidas ações de reestruturação da cidade, atingida por chuvas intensas em janeiro deste ano. O ministro explicou aos gestores o processo para solicitação de recursos para ações de resposta a desastres e de reconstrução de infraestrutura danificada.
O estado de Rondônia também esteve em pauta. Durante reunião com o ministro, a deputada Cristiane Lopes (União/RO) afirmou que as ações do Governo Federal estão chegando em diversos municípios e destacou o repasse de quase R$ 3 milhões, feito pelo MIDR, para a aquisição de equipamentos para apoiar as prefeituras.
Góes reforçou a realização de um trabalho conjunto entre os Poderes Executivo e Legislativo. "Esse maquinário vai fortalecer ainda mais o trabalho das prefeituras. Nossa intenção é estar perto dos parlamentares, atendendo, dirimindo dúvidas e apoiando as iniciativas de senadores e deputados, que trabalham na ponta, junto a prefeitos e governadores em todo o Brasil. Com essa união de esforços, esperamos diminuir as desigualdades regionais e melhorar a qualidade de vida da população", disse.
O ministro debateu, ainda, ações voltadas à gestão de recursos hídricos e ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com foco em Pelotas e municípios vizinhos, com o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT/RS) e o diretor da Agência para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, Gilberto Loguercio Collares. A instituição atua estrategicamente para a execução da agenda bilateral entre Brasil e Uruguai.
Parte da agenda do dia também foi reservada para discutir demandas relacionadas à gestão de resíduos sólidos no Acre, apresentadas por mais da metade da bancada do estado na Câmara dos Deputados e pelo senador Alan Rick (União/AC). Participaram da reunião os deputados Socorro Neri (PP/AC), Meire Serafim (União), Zezinho Barbary (PP/AC), Eduardo Veloso (União/AC) e Roberto Duarte (Republicanos/AC). No encontro, foi debatido o apoio do MIDR na estruturação de projeto para a concessão dos serviços relacionados aos resíduos sólidos no estado.
O último compromisso do dia foi com representantes do Fórum Norte-Nordeste da Indústria da Construção Civil (FNNIC). O ministro recebeu o presidente, Marcos Holanda, e o diretor do colegiado, Silvino Dal Bo. O secretário de Relações Governamentais do Amapá, Zico Araújo, também acompanhou a reunião, que tratou de ações integradas para o fortalecimento do setor nas duas regiões. O encontro do FNNIC ocorre semestralmente, sendo sediado por um estado, alternando as regiões.