Notícias
Waldez Góes apresenta ações federais em desenvolvimento a prefeitos de todo o País
No início da tarde, o ministro Waldez Góes retornou à reunião da Frente Nacional de Prefeitos, desta vez acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de diversos ministros e autoridades do Governo Federal (Foto: Angelo Miguel/MIDR)
Brasília (DF) - O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou, nesta terça-feira (14), de encontro com prefeitos de todo o País, durante a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Waldez Góes apresentou ações do Governo Federal nas áreas de proteção e defesa civil e desenvolvimento produtivo e acompanhou o presidente Luís Inácio Lula da Silva, que esteve no evento no período da tarde.
O primeiro compromisso do dia foi uma mesa sobre mudanças climáticas e sustentabilidade urbana na Reunião da FNP “Durante os últimos seis anos, as políticas de adaptação ao clima e de proteção e defesa civil foram totalmente desmobilizadas e, por isso, estamos com uma intensa agenda nessa área desde o dia 1º de janeiro”, apontou Waldez Góes. "Em relação ao apoio do Governo Federal aos municípios afetados por desastres naturais, o presidente Lula já garantiu os recursos necessários para agilizarmos o atendimento à população às cidades atingidas”, ressaltou o ministro.
Em seguida, Waldez Góes se reuniu com o prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-governador do Amazonas, Tadeu Silva , para tratar das ações que envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída pela chuva intensa que atingiu a capital amazonense no último domingo (12).
"Resolver os problemas de desastres naturais, como esse das chuvas em Manaus, é uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tomamos a decisão de reconhecer sumariamente a situação de emergência de Manaus porque isso dá agilidade para os planos de trabalho, principalmente de ajuda humanitária, e depois de restabelecimento e reconstrução”, afirmou Waldez Góes.
No início da tarde, Waldez Góes retornou à reunião da Frente Nacional de Prefeitos, desta vez acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de diversos ministros e autoridades do Governo Federal.
Ministro se reúne com prefeito de Manaus para debater
apoio federal ao município |
Reunião com o deputado federal Neto Carletto |
Senadores Márcio Miguel Bittar e Alan Rick Miranda e
prefeito Sebastião Bocalom Rodrigues |
Reunião com Felipe José Azevedo |
Outra agenda foi com o deputado federal Neto Carletto (PP/BA) para tratar do desenvolvimento do estado da Paraíba. O parlamentar conheceu os programas e ações do MIDR.
Em seguida, os senadores Márcio Miguel Bittar e Alan Rick Miranda e o prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom Rodrigues, foram recebidos pelo ministro e pelos secretários de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, e de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares.
“Nós, em nome do presidente Lula, temos conversado com representantes de todos os estados, e, desta vez, foi com o Acre. Sempre é um prazer saber as demandas e apoiar as iniciativas de vocês, com emendas e fazer entregas para a população. Só faz sentido sermos representantes da população se nos unirmos para melhorar a qualidade de vida em cada local desse país”, ressaltou o ministro.
“O ministro Waldez Góes nos mostrou muitas ações importantes, que vão desde ações de resposta a desastres, por exemplo, a medidas estruturantes. Além disso, conversamos sobre saneamento básico, que precisamos evoluir em nosso estado”, declarou o senador Alan Rick Miranda.
No fim da tarde, o ministro se reuniu com Felipe José Azevedo, presidente da Comissão de Relações Internacionais do Movimento de Empresários da Guiana Francesa. O principal tema do encontro foi o Programa de Rotas de Integração Nacional, que inclui redes de Arranjos Produtivos Locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
As rotas buscam promover a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.