Notícias
Voz do Brasil - Até 2014 serão investidos 18,8 bilhões na prevenção e resposta a desastres naturais
O governo federal lançou nesta quarta-feira (8/08), o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais que prevê investimentos de R$ 18,8 bilhões em ações de prevenção e resposta a desastres naturais.
Sobre o assunto, o programa de rádio Voz do Brasil, da EBC, produziu matérias e conversou com o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. Leia abaixo a transcrição das notícias e também da entrevista:
Kátia: E está aqui, com a gente, hoje, no estúdio da "A Voz do Brasil", o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. Boa noite, secretário.
Secretário nacional de Defesa Civil - Humberto Viana: Boa noite, Kátia, boa noite, Luciano.
Kátia: Secretário, como é que foi esse encontro que foi promovido por vocês, hoje, com todos os secretários estaduais de Defesa Civil de todo o país?
Secretário nacional de Defesa Civil - Humberto Viana: Na verdade, era uma grande oportunidade, após a inauguração do Cenad, reunir todos os secretários que vão trabalhar com atividade-fim desse Centro, ou seja, salvar vidas, procurar ter uma condição de segurança para que a gente possa retirar pessoas de área de risco no menor tempo possível. E, nesse encontro, foram debatidas exatamente todas as etapas que nós poderíamos trabalhar para evitar que tivéssemos o número de óbitos cada vez mais alto. Ou seja, agir integradamente. Ou seja, todos os estados estão, hoje, lincados ao Centro Nacional, e temos um contato permanente. Emitir relatórios. A gente precisava saber e ter o acompanhamento de como os estados estavam reagindo às medidas anunciadas. Monitorar as ações. É fundamental que a gente tenha com precisão o resultado de cada ação que foi anunciada pela presidenta, pelo governo federal como um todo, e, por fim, fazer o acompanhamento do plano e das atividades.
Luciano: Secretário, recentemente, foi criada a Força Nacional de Emergência. Como é que vai funcionar essa nova força?
Secretário nacional de Defesa Civil - Humberto Viana: É, isso é muito importante. O Brasil avança no sentido de proteger e de oferecer mais segurança à população que vive em área de risco. Para isso, o governo federal, a própria presidenta Dilma e o ministro Fernando anunciaram a criação da Força Nacional, que é um conjunto de técnicos especializados, que, na hora que ocorre o desastre, nós deslocamos imediatamente para a área do desastre, para fazer o acompanhamento das informações... Ou seja, dar condições ao governo federal de oferecer melhor proteção à população, serviço de atendimento médico, serviço de alimentação, o Exército brasileiro... Enfim, o conjunto dos Ministérios trabalhando através da Força Nacional de Emergência.
Kátia: Estamos entrevistando ao vivo, aqui no estúdio da "A Voz do Brasil", o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. Secretário, nós temos agora uma pergunta feita por um ouvinte da "A Voz do Brasil", que veio pelo Twitter. É do Ramon Costa Filho, de Boa Vista, em Roraima. Vamos ouvir.
Ramon Costa Filho: Aqui em Roraima, todos os anos, sofremos com as cheias dos rios. Como vai funcionar esse plano para nós, aqui, de Roraima, e os demais estados do Norte?
Secretário nacional de Defesa Civil - Humberto Viana: É, é uma feliz coincidência, porque, nessa reunião que nós acabamos de realizar com todos os secretários estaduais de Defesa Civil do país, o de Roraima estava presente, e o coronel nos adiantou uma série de dificuldades que ele tem nesse tratamento dessas enchentes, que são sistemáticas, e nós vamos colocar à disposição do estado de Roraima, vamos fazer uma visita ao estado de Roraima, para que a gente possa elaborar um plano de contingência e, certamente, a gente poder oferecer, através do plano, o que o ouvinte... que nos mandou pelo Twitter essa pergunta. Ou seja, nós vamos ter um plano específico para atender às cheias no estado de Roraima.
Kátia: Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, muito obrigada por sua participação ao vivo, aqui, na "A Voz do Brasil".