Notícias
Vou de carona
Hoje é o Dia da Carona Solidária criado por alguns estados brasileiros. O Ministério das Cidades aderiu à ideia em setembro de 2011 e lançou um aplicativo para incentivar os seus funcionários à prática da carona que, hoje, atende a 25 pessoas. Os dados revelam que a quantidade de carros cresce a cada dia nas cidades do país. A alternativa da corona é um ato simples que integra colaboradores de forma segura e prática.
O aplicativo da intranet do Ministério das Cidades disponibiliza os contatos dos servidores e colaboradores, os locais, roteiros e horários em que o usuário sai para o trabalho e retorna para casa. Alguém que tenha um itinerário parecido combina carona com outra (s) pessoa (s), revezando veículos e até dividindo gastos com o combustível, por exemplo.
A ideia do Carona Solidária é reduzir o fluxo de carros nas ruas ao tornar a prática da carona uma alternativa viável e parte da rotina das pessoas. A iniciativa funciona em empresas, escolas e até mesmo na vizinhança.
Com a utilização do serviço é possível diminuir a quantidade de veículos o que melhora o fluxo do trânsito e a qualidade do ar nas cidades. O uso da Carona Solidária também ajuda a reduzir os custos com combustível, pedágios e demais despesas que ocorrem no percurso diário ou até mesmo em viagens.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil tem, em média, 77 milhões de veículos nas ruas. No Distrito Federal, por exemplo, em 2012, a frota era de aproximadamente 1,4 milhões de carros, conforme o Detran-DF.