Notícias
Virada Municipalista: ministro Waldez Góes recebe prefeitos de sete estados nesta terça-feira (28)
Ministro Waldez Góes se reuniu com comitiva de prefeitos do oeste de Santa Catarina (Fotos: Dênio Simões e Ângelo Miguel/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro Waldez Góes recebeu, nesta terça-feira (28), prefeitos e parlamentares dos estados do Pará, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Nos encontros, que fazem parte da programação da Virada Municipalista do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o ministro apresentou as principais áreas de atuação da Pasta e tirou dúvidas dos participantes sobre como acessar as políticas e ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, desenvolvimento regional e urbano e segurança hídrica.
Antes de iniciar o atendimento aos prefeitos, Waldez Góes participou da abertura da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que reúne até o dia 30 prefeitos e gestores municipais de todo o Brasil, é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e um importante espaço para debate de políticas públicas e de projetos e ações do Governo Federal. Saiba mais neste link .
Durante o evento, o ministro defendeu os municípios e o Pacto Federativo, compromisso do governo Lula. “É orientação do presidente que as políticas públicas estejam disponíveis para todo País e, para isso, os municípios têm grande relevância, pois auxiliam na implementação das ações, promovendo a inclusão social e econômica das famílias que residem nesses locais. Desse modo, a visão municipalista que temos será um marco deste governo, será um dos princípios da gestão do presidente Lula, porque é onde a vida acontece”, disse.
Em seguida, Waldez Góes recebeu uma comitiva de vereadores do município de Capanema, no Pará (PA). No encontro, foram discutidas ações de socorro a desastres, recursos para a implementação de políticas públicas voltadas ao abastecimento de água à população e apoio na instalação da área de Defesa Civil na localidade. O município não dispõe desse setor específico e é uma necessidade, uma vez que as chuvas intensas dessa época do ano causam transtornos à população.
Waldez Góes colocou os técnicos do MIDR à disposição para auxiliar na estruturação do órgão em Capanema. O ministro também aproveitou o encontro para fazer um breve relato e esclarecer dúvidas relativas a ações do MIDR e de que maneira o Governo Federal pode auxiliá-los. “Estamos comprometidos com o atendimento das necessidades dos municípios”, destacou
O vice-prefeito de Capanema, Claudionor Moreira (MDB), e o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Paulo Leão da Silva (sem partido), protocolaram as demandas do município no MIDR e deixaram o encontro satisfeitos com a acolhida e a sinalização de atuação do Governo Federal.
Outra agenda foi com o prefeito de Garanhuns (PE), Silvaldo Albino. No encontro, foram apresentadas ações do MIDR nas áreas de proteção e defesa civil, segurança hídrica e desenvolvimento regional e urbano. O ministro também explicou ao prefeito que demandas relativas à mobilidade urbana estão sobre responsabilidade do Ministério das Cidades e não do MIDR.
Ministro Waldez Góes participou da abertura
|
Reunião com comitiva do município
de Capanema (PA) |
Ministro Waldez Góes e prefeito Silvaldo Albino
|
Reunião com prefeitos de cidades da Paraíba |
Reunião com prefeito Fábio de Oliveira
e deputado Dagoberto Nogueira |
Reunião com o ministro Jader Filho e
prefeitos do Ceará |
Paraíba
Defesa civil e segurança hídrica foram os principais temas da reunião entre o senador Efraim Filho (União/PB), prefeitos dos municípios paraibanos de Monteiro, Alagoinha, São José do Sabugi, Natuba, Boa Vista e Frei Martinho e o ministro Waldez Góes.
"Sou municipalista, respeito e admiro o papel dos prefeitos, sei da responsabilidade enorme que eles têm com com toda a população. Sei também da cobrança do povo para que as coisas funcionem, então não medirei esforços para ajudá-los”, destacou Waldez.
As obras das Vertentes Litorâneas da Paraíba e da Adutora do Pajeú, duas estruturas hídricas de grande importância para o estado, foram um dos temas discutidos na reunião. “Esses empreendimentos ficaram quase que parados nos últimos anos e eles são de fundamental importância para vários estados do Nordeste, não só a Paraíba”, lembrou o senador Efraim Filho.
Também participou do debate também o prefeito Carlos Cidreira, da cidade de Viana, no Maranhão. Ele falou sobre as fortes chuvas que atingem o município. “Nossa orientação é dar agilidade e repassar dinheiro para ajuda humanitária com urgência. Em seguida, faremos outros planos para restabelecimento e reconstrução de vias das cidades”, informou o ministro.
Na sequência, o ministro Waldez Góes recebeu o prefeito de Miranda (MS), Fábio de Oliveira (PDT), e o deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB), do Mato Grosso do Sul. Eles trataram de demandas causadas pela chuva intensa na região e que destruiu pontes e estradas. As ocorrências prejudicaram a mobilidade da população e das pessoas que visitam a cidade, uma vez que o turismo rural é uma das principais referências econômicas.
“A orientação é auxiliar nos planos para reconstruir as vias da cidade e a Defesa Civil Nacional atuará no socorro”, disse o ministro. O prefeito e o deputado deixaram o encontro reafirmando a importância do diálogo com o Governo Federal, por meio do MIDR.
Outra agenda foi com diretores do Sebrae do Amapá, que estiveram no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para discutir ações voltadas à redução das desigualdades regionais. Uma das ações debatidas foi o programa Rotas de Integração Nacional. "O Sebrae trabalha há muito tempo com cadeias produtivas e o MIDR tem o programa de rotas. São duas iniciativas que casam bem e podem auxiliar o estado a evoluir ainda mais", afirmou Waldez Góes.
Ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, Waldez Góes também recebeu os prefeitos dos municípios cearenses de Quixeramobim, Cirilo Lima, e de Pedra Branca, Matheus Góis, para discutirem sobre ações do MIDR que podem contribuir para melhorar a segurança hídrica das cidades. Outro tema abordado foi como os prefeitos devem agir em caso de desastre.
Santa Catarina
Na última agenda do dia, o ministro Waldez Góes recebeu uma comitiva de prefeitos do oeste de Santa Catarina, acompanhada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC).
"Estamos aqui pra ouvir as demandas de vocês e encaminhar para quem for responsável, caso fuja da nossa alçada, mas já vi que podemos ajudar e muito com políticas de microcréditos, por meio dos fundos, com segurança hídrica e com ações de desenvolvimento regional. Vocês são de uma região muito boa para utilizar políticas públicas relacionadas às rotas", destacou Góes.
O deputado Pedro Uczai agradeceu o ministro e fez questão de ressaltar que Santa Catarina também precisa de apoio para se desenvolver. "Muito se fala no Nordeste quando se remete a desenvolvimento. Mas nosso estado tem locais de pobreza que precisam de ações para diminuir as desigualdades regionais", comentou.
Prefeita da cidade de Angelina, Roseli Anderli aproveitou para tirar dúvidas com relação à parceria com a Defesa Civil Nacional. "Nós enfrentamos sérios problemas com desastres e precisamos reconstruir uma ponte essencial para a nossa população. Agora saí otimista de que podemos obter os recursos necessários", declarou.
Também estiveram presentes os prefeitos das cidades de Anchieta, Campo Erê, Descanso, Guarujá do Sul, Saltinho e Santa Rosa de Lima e os vice-prefeitos de Calmon e Rodeio.