Notícias
Vinte municípios são contemplados com caminhões coletores de lixo
Maquinários, adquiridos com recursos de emenda de bancada, melhoram a qualidade de vida da população e do meio ambiente no Norte do país
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, participou neste sábado (1), em Marabá (PA), da cerimônia de entrega de 25 caminhões coletores de lixo que vão beneficiar 20 municípios paraenses. Os equipamentos, doados pelo Ministério da Integração Nacional com recursos de emenda de bancada, são parte de um conjunto de medidas adotadas para melhorar a infraestrutura das cidades e promover o desenvolvimento regional. "Reafirmamos o compromisso de ajudar os municípios do estado do Pará. Ajudar todas as nossas regiões, firmar parcerias com a bancada federal que possam resultar em investimento para fazer as transformações que a população do nosso estado precisa", destacou o ministro.
Nessa fase, a ação teve um investimento de R$ 6,5 milhões para beneficiar cerca de 400 mil pessoas. As cidades de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Cumarú do Norte, Eldorado dos Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Jacundá, Marabá, Novo Repartimento, Piçarra, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Tucuruí e Santa Maria das Barreiras recebem, cada uma, um caminhão. Já Conceição do Araguaia, Pacajá, Redenção, Rio Maria e São Felix do Xingu ficam com dois caminhões coletores.
119 municípios -
Para a próxima semana, está programada a entrega, em Santarém, de outras 24 unidades para 16 prefeituras. Com um investimento de R$ 40 milhões, o Ministério da Integração irá financiar um total de 167 veículos e atender nada menos que 119 municípios paraenses. Serão 107 caminhões coletores de lixo para o estado. Em maio, outros 46 caminhões-caçambas já foram entregues para 41 cidades. Há ainda 14 lanchas a serem distribuídas nos próximos meses. Aproximadamente 5 milhões de pessoas serão beneficiadas - ou mais da metade da população do Pará.
Emendas parlamentares -
As emendas de bancada visam atender obras e serviços de caráter urgente e estruturante. No Pará, os recursos para a compra do maquinário são de emendas parlamentares da bancada relativas ao ano de 2016 e atribuídas ao orçamento do Ministério da Integração Nacional.