Notícias
Vinte açudes do Dnocs estão sangrando no Ceará
Confirmando as expectativas da equipe de monitoramento hidrológico da Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Ceará (CEST-CE), sangraram recentemente os açudes Serafim Dias, no município de Mombaça; Sobral, no município homônimo; e o açude Quinquê no município de Acopiara.
Com isso, um total de 20 reservatórios já atingiu a sua capacidade máxima no ano de 2011. Além dos mencionados, encontram-se na mesma situação os açudes Prazeres, Acaraú Mirim, São Pedro da Timbaúba, São Vicente, Tucunduba, Patos, Lima Campos, Várzea da Volta, Quixeramobim, Santo Antônio de Russas, Forquilha, Gomes, Frios, Itapebussu, Bonito, Jaibaras, Santa Maria de Aracatiaçu, Sobral, Quinquê, Serafim Dias.
Segundo o engenheiro agrônomo Luiz Paulino Pinho Figueiredo, o açude Serafim Dias, na bacia do Banabuiú, com uma capacidade máxima de 43.000.000 m³, é responsável pelo abastecimento da sede do município de Mombaça, beneficiando cerca de 15.000 pessoas, além de perenizar um trecho de 58 km, possibilitando a irrigação privada, o consumo humano e a dessedentação animal. As águas de sua sangria retornam ao rio Banabuiú, e vão aumentar o nível do reservatório de mesmo nome.
O açude Sobral, na bacia do Acaraú, com uma capacidade máxima de 4.755.000 m³, pereniza um trecho de 6,0 km, possibilitando também a irrigação privada, o consumo humano e a dessedentação animal. Já o açude Quinquê, na bacia do Alto Jaguaribe, com uma capacidade máxima de 7.131.000 m³, é responsável pelo abastecimento da sede de Acopiara, beneficiando em torno de 28.000 pessoas.
Luiz Paulino explica que a expectativa continua com relação ao açude Orós, o qual já se encontra com 98% de sua capacidade total, ou seja, 1.899.966.200 m³, faltando somente 18 cm para atingir sua capacidade máxima, que é 1.940.000.000 m³. As águas da sangria do açude Orós, retornam ao rio Jaguaribe, e vão contribuir para o aumento do nível de armazenamento do açude Castanhão, construído a sua montante.
O coordenador do Dnocs no Ceará, engenheiro agrônomo Eduardo Segundo, informa também que os 65 açudes administrados pela CEST-CE, estão atualmente com 73% da capacidade total, ou seja, 11.145.548.000 m³.
Fonte: Dnocs