Notícias
Verônica Sánchez toma posse como diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Ministro Daniel Ferreira deu posse nesta quarta-feira à nova diretoria colegiada da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Foto: Adalberto Marques/MDR)
Brasília (DF) – A nova diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Verônica Sánchez, tomou posse nesta quarta-feira (13), em cerimônia realizada na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O ministro Daniel Ferreira também deu posse aos demais diretores do novo colegiado da agência e ao ouvidor-geral.
Desde setembro de 2021, Verônica Sánchez estava à frente da Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, na qual foi responsável por implementar ações voltadas à atração de investimentos privados para ampliação da infraestrutura por meio de concessões e parcerias público-privadas em áreas como saneamento básico, resíduos sólidos, iluminação pública, habitação e perímetros de irrigação e para projetos de revitalização de bacias hidrográficas, entre outras iniciativas.
“A Verônica chegou ao MDR com uma difícil missão: mudar a mentalidade de um ministério executor de Orçamento Geral da União. E ela conseguiu, trouxe a vontade de trabalhar com mais eficiência e menos recursos. A passagem da Verônica pelo MDR representou uma mudança de paradigma”, destacou o ministro Daniel Ferreira. “Agora, ela vai levar uma grande experiência para a agência. Será um desafio grande e um momento de aprendizado para todos”, concluiu o ministro.
A nova diretora-presidente da ANA fez questão de ressaltar qual serão suas prioridades no novo cargo. “Inicialmente, minha intenção é reconhecer o trabalho significativo que a agência tem feito na gestão de recursos hídricos do Brasil, no fortalecimento do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e dos diversos agentes do setor, além dos desafios da Agenda Regulatória do Saneamento Básico, que tem uma missão importante no sentido de dar diretrizes regulatórias para a regulação do setor de saneamento pelos estados e municípios brasileiros”, afirmou.
“Também iremos trabalhar pela melhoria da fiscalização, dos processos de concessão de outorgas e apoiar os estados e demais entes federados nos seus sistemas de concessão de outorgas para que a gente tenha uma gestão de recursos hídricos que evite desperdícios e traga soluções mais eficientes para o uso da água como bem essencial do planeta”, destacou Verônica.
Os novos diretores colegiados também assumiram os cargos nesta quarta-feira. São eles: Maurício Abijaodi Lopes de Vasconcellos, Filipe de Mello Sampaio Cunha e Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro. Além disso, Ricardo Medeiros de Andrade assumiu o cargo de ouvidor-geral da ANA.
Perfil
Verônica Sánchez é servidora pública federal desde 2009, da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. De 2011 a 2016, trabalhou como coordenadora geral de Petróleo e Gás da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Entre 2016 e 2018, foi assessora especial da Casa Civil da Presidência da República, trabalhando na coordenação da agenda de reformas estratégicas para o Governo Federal.
Em 2019, atuou como secretária especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República e como secretária especial adjunta do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Em janeiro de 2020, assumiu a Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República e, no mês de abril, passou a exercer o cargo de chefe da Assessoria Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Entre agosto de 2021 e abril de 2022, esteve à frente da Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR.