Notícias
Universalização do acesso à água é tema do Café com a Presidenta
Em seu programa semanal de rádio, a presidenta Dilma Rousseff destacou os investimentos no combate à estiagem na região do semiárido
As ações do Ministério da Integração Nacional de enfrentamento à estiagem foram o destaque do programa semanal de rádio Café com a Presidenta, desta segunda-feira (4). A presidenta Dilma Rousseff ressaltou os investimentos para enfrentar o desafio de universalizar o acesso à água no país.
São mais R$ 24 bilhões em obras estruturantes, como barragens, adutoras, canais, estações de tratamento, redes de abastecimento de água e, ainda, na integração do Rio São Francisco. "Essas obras são para ampliar a oferta de água, tanto nas grandes cidades como nos pequenos municípios da região do semiárido, que são aqueles que mais sofrem com a seca. Muitos recursos estão sendo investidos também na integração da Bacia do São Francisco, uma obra fantástica, que vai mudar para sempre a realidade do Nordeste", explicou a presidenta.
Na entrevista, a presidenta também citou os R$ 5 bilhões que estão sendo aplicados no Programa Água para Todos, para levar cisternas e poços aos lugares mais distantes. Já foram instaladas 260 mil cisternas nos municípios e povoados do semiárido e outras 240 mil serão entregues ainda este ano.
A presidenta Dilma Rousseff falou ainda sobre as medidas emergenciais coordenadas pelo Ministério da Integração Nacional para diminuir o sofrimento das famílias com a seca. Na maior operação carro-pipa já realizada no país, o Governo Federal contratou 4.624 veículos para distribuir água em 750 municípios do semiárido.
Para ouvir a íntegra da entrevista, acesse http://www.cafe.ebc.com.br/.