Notícias
TRENSURB testa sistema de telemetria
O sistema, que já é usado na CPTM, em São Paulo, opera por meio de um conjunto de equipamentos e software, utilizando como meio de transferência entre o trem e o sistema centralizado em Data Center a comunicação de dados de operadora de telefonia celular. Desta forma, facilita as rotinas de manutenção e dá suporte ao Centro de Controle Operacional (CCO), pois assim que sinaliza algum problema ou mau funcionamento informa os empregados autorizados que utilizam o software.
A Trensurb tem planos de, futuramente, implantar o sistema em toda a frota e por isso os controladores de operação e profissionais da manutenção estão recebendo treinamento para adquirir domínio dos recursos da tecnologia, como a determinação da localização geográfica, a edição de relatórios e a configuração dos alarmes de falha do sistema.
“Um dos objetivos estratégicos da Trensurb é fomentar e desenvolver transporte de massa e para tal, incentiva a aquisição e disseminação de novas tecnologias ferroviárias como é o caso da Telemetria em nossos trens”, afirma o chefe do Setor de Projetos de Sistemas e Inovação Tecnológica, Paulo Roberto Lutckmeier.
A Trensurb é ligada ao Ministério das Cidades.
Fonte: Comunicação Social da Trensurb