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Tecnologia da Informação para os Municípios
Em mais um dia de reuniões no Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, realizado de 25 a 27 de outubro, o Ministério das Cidades, em parceria com entes governamentais, traz inovações e fornece ao gestor municipal participante a oportunidade de colocar em prática o uso das ferramentas disponibilizadas a fim de melhorar a gestão e o planejamento local.
Durante o II Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios, reunião paralela ao evento, convidados do Ministério das Cidades relataram a importância de cada município brasileiro estar atualizado e ser conhecedor das suas necessidades regionais.
Assessora da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – e engenheira cartográfica, Moema José de Carvalho falou da infraestrutura de dados espaciais no Brasil e sobre a Comissão Nacional de Cartografia, que fixa as diretrizes e bases da cartografia brasileira. “A gente verifica o uso cada vez maior das geotecnologias, das informações geoespaciais e o quanto é importante envolver os usuários municipais no uso dessas tecnologias”, opina.
Já o coordenador de cartografia do IBGE, João Azevedo, relatou que o órgão percebeu que sua ação não estava apenas em coletar as informações sobre população, renda e questões agropecuárias, mas também de espacializar, identificar e analisar tais dados através de uma análise territorial. Azevedo explica que todas as informações são associadas a um setor censitário e, assim, esse dado se espacializa. “Não espacializo a informação por coordenada, mas eu tenho uma área geográfica que associo a essa espacialização”, explica o coordenador.
Integrar essa informação a área espacial ou territorial, mesmo que seja uma área operacional do IBGE, permite que se adquira uma visão cada vez mais detalhada dessa região, possibilitando saber onde ocorrem fenômenos sociais e políticos, por exemplo. Com essa visão de potencializar o gestor municipal com tais informações, o IBGE gera conhecimento interno ao próprio município e também da região vizinha que pode vir a influenciar no seu desenvolvimento.
Representando o Ministério das Cidades, o gerente de informação da Secretaria Executiva, Enos Josué Rose, esclareceu que no Estatuto das Cidades existe uma norma que obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a realizarem planos diretores que contenham mapas. Porém, segundo ele, nem sempre isso ocorre como deveria. Idealizando a facilitação desse processo, o Ministério investiu em compra de imagem de satélite de alta resolução para 1.800 municípios brasileiros.
Na mesa de discussões estiveram presentes o Coordenador de cartografia do IBGE, a Assessora da Diretoria de Geociências do IBGE, Moema Augusto, o Tenente Coronel do Serviço Geográfico do Exército, Marcis Gualberto Mendonça Júnior, e o gerente de informação da Secretaria Executiva do Ministério das Cidades, Enos Josué Rose.
Ministério das Cidades
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