Notícias
Técnicos da Defesa Civil Nacional participam de capacitação no INPE
Técnicos da Defesa Civil Nacional participaram de curso para monitoramento de infraestrutura e obras civis por meio de imagens de satélite. (Foto: Divulgação)
Brasília (DF) – Uma equipe da Defesa Civil Nacional, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), participou, em São José dos Campos (SP), do curso Introdução ao Monitoramento de Infraestrutura e Obras Civis por Meio de Imagens de Satélite. A atividade ocorreu entre os dias 27 e 31 de março, no Laboratório de Treinamento em Geoprocessamento (LabGeo) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O objetivo da capacitação foi qualificar os profissionais para o uso da ferramenta que monitora e acompanha obras públicas via satélite e auxiliar as ações dos técnicos na reconstrução de estruturas destruídas ou danificadas por desastres naturais.
Foram abordados temas relacionados ao monitoramento de infraestrutura e obras civis por meio de imagens de satélite, como satélites de sensoriamento remoto e suas aplicações e a a disponibilidade de imagens de satélites por diferentes catálogos de imagens do INPE. Também foi realizada uma introdução ao TerraView, software de informações geográficas que permite visualizar e analisar dados geográficos armazenados, com uso de ferramentas que permitem delinear objetos nas imagens de satélite.
“O curso foi importante para conhecer o trabalho e trocar experiências com as equipes responsáveis pelo Prodes Amazônia e pelo Prodes Cerrado e para adquirirmos conhecimentos a serem aplicados na verificação e evolução de obras de interesse. Esses conhecimentos também serão úteis para diversas outras situações que envolvam geoprocessamento e sensoriamento remoto”, destacou o chefe de Projeto do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil do MIDR, Rodrigo de Morais Balduino Arrais de Oliveira, que participou do evento ao lado do coordenador de Habitação e Ações Estratégicas, Ademar Lopes da Silva. “Como o acompanhamento in loco de todas as obras em execução pelo Brasil não é possível, ferramentas de sensoriamento remoto são essenciais para a otimização dos recursos disponíveis.”, completa
Além do curso, a equipe do MIDR também participou de reuniões com representantes do INPE e responsáveis pelo Programa International Charter Space and Major Disasters, consórcio de instituições e agências espaciais que fornece dados orbitais sobre desastres naturais em todo mundo. “O charter é uma ferramenta de grande importância para auxiliar na gestão de desastres e também no levantamento de danos”, explica Oliveira. O encontro foi para estreitar relações e trocar informações.
Também houve visita ao Laboratório de Integração e Testes (LIT), onde são feitos diversos testes durante a fase de desenvolvimento de satélites.