Notícias
Sudeco recebe Governador e bancada do Mato Grosso
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) promoveu café da manhã nesta quarta-feira, 10, para uma comitiva de autoridades do Estado do Mato Grosso composta pelo Governador Silval Barbosa(PMDB), pelo coordenador da bancada do estado, Wellington Fagundes(PR), pelo presidente do Tribunal de Justiça desembargador Rubens de Oliveira e pelos deputados federais Valtenir Pereira(PSB), Julio Campos(DEM) e Nilson Leitão(PSDB), entre outros. Na pauta da reunião foi discutida a instalação da Sudeco e sua importância para impulsionar o desenvolvimento da região Centro-Oeste.
"Está aqui a representação máxima no âmbito de Mato Grosso dos três poderes, isso mostra a vontade de colocar a Sudeco como órgão principal na articulação das grandes ações do desenvolvimento regional do Centro-Oeste como um todo e o Mato Grosso assume um papel de destaque porque saiu na frente nessa articulação. Esse é um momento histórico", afirmou o superintendente da Sudeco Marcelo Dourado.
O governador Silval Barbosa destacou a necessidade de criação do Banco do Centro-Oeste e falou do papel da Sudeco como coordenadora do planejamento de investimentos para a região Centro-Oeste e também como um instrumento para que os estados da Região recebam mais investimentos em infra-estrutura. "Eu vejo que demos um passo importante com essa conquista da instalação da Sudeco, agora um outro passo que nós já estamos trabalhando é a instalação do Banco do Centro-Oeste, que vai nos ajudar sem dúvida nenhuma", declarou o governador.
O coordenador da bancada mato-grossense, Wellington Fagundes, lembrou que a Sudeco já existiu e que teve um papel muito importante no desenvolvimento do Centro-Oeste. Segundo Fagundes "embora os quatro estados tenham problemas comuns, não existia até agora nenhum instrumento para pensar a Região como um todo, a Sudeco será um elo, uma ligação, um instrumento para promover o desenvolvimento e a integração de todos os estados do Centro-Oeste", pontuou.
Na ocasião o superintendente da Sudeco ressaltou a criação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste(FDCO), que passará a operar a partir de 2012 e investirá em obras de infra-estrutura. Marcelo Dourado também se referiu ao programa de inclusão produtiva das mulheres denominado "Mulheres na Construção", que está sendo desenvolvido em parceria com outras instituições públicas seguindo as premissas do programa Brasil Sem Miséria do governo federal. O programa irá proporcionar cursos de capacitação em diversas áreas para a comunidade feminina carente do Centro-Oeste,com o programa Brasil Sem Miséria do governo federal.