Notícias
Sudam terá importante papel na erradicação da pobreza
A erradicação da pobreza extrema, principalmente em regiões como a Amazônia e o Nordeste é uma prioridade do Governo Federal. A afirmação deu o tom da visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, realizada nesta quinta-feira (28/04) à sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém (PA).
Na oportunidade, onde estiveram presentes o superintendente Djalma Mello e diretores da Sudam, o ministro destacou que a governo federal confere, neste momento, prioridade para as políticas de promoção do desenvolvimento regional no sentido de promover um desenvolvimento mais equilibrado no Brasil. Associou, ainda, tais medidas ao anúncio próximo do novo eixo estratégico do governo federal, que é o Programa de Erradicação da Pobreza Extrema.
Segundo ele, esse programa terá uma preocupação muito grande com as regiões Norte e Nordeste do Brasil. "A Sudam é um órgão importante para que possamos construir um Brasil mais equilibrado", afirmou. Lembrou, ainda, que nesse momento, o Brasil cresce de forma acelerada e a economia do Norte e do Nordeste cresce, na média, mais do que a brasileira.
Outro ponto destacado foi a nova estratégia de condução dos fundos de desenvolvimento que, segundo ele, deverão estar sintonizados para um desenvolvimento regional mais equilibrado. Os recursos dos fundos constitucionais da Amazônia serão mais voltados ao empreendedor local e regional e à pequena e média empresa; e obras estruturantes, mais vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fonte: Sudam