Notícias
Sudam financia projeto que mapeará risco geológico da cidade de Manaus
A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Gabinete Militar da Prefeitura de Manaus firmaram um convênio cujo objetivo é a criação do Mapa de Risco Geológico da área urbana da cidade de Manaus. A justificativa é que a criação do mapa será parte fundamental de um projeto estrutural de diminuição do risco de desastres na capital do estado do Amazonas e servirá como base para que os gestores públicos possam se antecipar aos fatos, por meio de projetos de remoção de famílias em situação de risco e seu assentamento em locais adequados, com vista à redução dos riscos inerentes às situações diagnosticadas.
O público alvo do convênio é a população exposta aos riscos de enchentes e desabamentos na área urbana de Manaus. A necessidade da criação desse mapa de risco é um estudo detalhado que se justifica a partir do crescimento desordenado de Manaus e de ocupações impróprias que fizeram surgir na cidade o que se convencionou chamar de risco geológico que, todos os anos, causa perdas humanas e materiais.
O tempo de execução do projeto é de um ano (20/01/2011 a 19/01/2012) e se dará em três fases: 1) Estudos cartográficos com base em imagens de alta resolução; 2) Levantamento de campo, com cadastramento de casas localizadas em áreas de risco; 3) Compilação dos dados e formulação do Mapa de Risco de Manaus.
O convênio foi assinado em Manaus pelo superintendente da Sudam, Djalma Mello, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e pelo secretário chefe do gabinete militar da prefeitura de Manaus, Otávio Queiroz. O custo total do projeto é de R$ 269 mil, dos quais R$ 256 mil serão de recursos da Sudam.