Notícias
Sudam e Dnocs exibem ações na Rio+20
Rio de Janeiro - O estande do Ministério da Integração Nacional na Rio+20 reserva espaço também para exposição das ações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), entidades vinculadas ao Ministério. Técnicos das duas autarquias, juntamente com os do MI, permanecem durante todo o tempo no local para fornecer explicações e tirar dúvidas dos visitantes.
Sudam- A equipe da Sudam levou para a exposição as ações de Zoneamento Ecológico-Econômico da BR-163. O ZEE foi realizado em 2004 com o financiamento do Ministério da Integração Nacional e coordenado pela Embrapa. O ZEE é um instrumento de gestão ambiental que apresenta as formas sustentáveis de uso e ordenamento do território. Além dele, a Sudam está divulgando aos participantes da Rio+20 as ações de defesa civil na Amazônia. A região é uma das mais atingidas por enchentes e secas, deixando centenas de pessoas desabrigadas e sem produção.
Dnocs - Ainda no estande do MI na Rio+20 os visitantes podem ter acesso ao projeto do DNOCSque levará água para 3,5 milhões de nordestinos. O foco é disponibilizar água para abastecimento, irrigação, piscicultura e usos múltiplos Com investimento de R$ 569,3 milhões, o plano contempla alguns dos compromissos assumidos pelo Brasil na Agenda 21 da ONU. Será construído um reservatório que acumulará 6,7 bilhões de m³ de água e servirá como pulmão para a transposição do rio São Francisco. Também haverá um canal adutor para levar água a 3,5 milhões de pessoas na região metropolitana de Fortaleza e em outros 12 municípios cearenses. A infra-estrutura da barragem está concluída e os projetos de aproveitamento desses recursos estão em fase de implantação.
MI na Rio+20 - "Água: inclusão e integração" é o tema central das ações do Ministério da Integração Nacional na Conferência. O estande de 200 m² instalado no Pier Mauá, centro do Rio de Janeiro, apresenta, de forma interativa, ações de infraestrutura hídrica, universalização da água, revitalização de bacias, irrigação e defesa civil.