Notícias
SNDU realiza reunião de cooperação Brasil-Japão para discutir prevenção do fluxo de detrito no país
Na manhã desta quinta-feira (25), a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) do Ministério das Cidades se reuniu com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), para discutir o plano de cooperação técnica de fluxo de detritos provenientes de desastres naturais. Além de renovar a cooperação entre Brasil e Japão, essa ação busca usar o conhecimento e a tecnologia japonesa para prevenir catástrofes no Brasil.
A reunião foi realizada na sede da Pasta, com a presença do secretário da SNDU, Gilmar Souza Santos, e diretor da Jica no Brasil, Kazuaki Komazawa. No encontro, foi discutido qual seria a melhor abordagem para otimizar a parceria, além de elencar hipóteses sobre os métodos mais eficientes para evitar o fluxo de detritos no Brasil.
Uma das estratégias dessa cooperação será investir em dois projetos pilotos, um em Nova Friburgo (RJ), e outro em Blumenau (SC). As duas regiões já foram atingidas por intensas chuvas, que causaram enchentes e deslizamentos de terra, e estão no Programa Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres. “Eu vejo como uma possibilidade de produzir resultados para que no futuro o povo brasileiro se sinta seguro em relação a desastres naturais”, afirmou o secretário Gilmar Souza Santos.
“Precisamos aprender a fazer barragens, porque nós brasileiros ainda não temos esse conhecimento, e na medida do possível, queremos aprender com o Japão a fazer esse tipo de prevenção”, destacou o diretor do Departamento de Gestão de Riscos e Reabilitação Urbana da SNDU, Francisco Araújo.
Segundo o diretor Kazuaki Komazawa, o encontro trouxe uma abordagem inédita para o país. “Essa cooperação é uma missão composta por empresas japonesas que buscam adotar medidas contra o fluxo de detritos. O intuito é aproveitar ao máximo essas tecnologias e o conhecimento que essas empresas possam trazer para o Brasil, como forma de evitar desastres naturais”.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades