Notícias
Simulado de prevenção reúne moradores do Morro do Marapé em Santos
Cerca de 300 famílias que vivem no Morro do Marapé participaram do simulado de prevenção a desastres ocorrido neste sábado (1/12), sendo promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) - do Ministério da Integração Nacional - e as coordenadorias estadual e municipal de defesa civil.
O principal objetivo do simulado é informar e treinar famílias que vivem em aéreas de risco para enfrentar possíveis desastres naturais, com a chegada das chuvas. Célia Silva, moradora da comunidade há 20 anos, trabalha com reciclagem, e fez questão de participar do simulado. "Me sinto melhor preparada depois do que aprendi, sem dúvida, se houver necessidade saberei o que fazer e para onde devo ir", afirmou.
O secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que acompanhou a realização do simulado na cidade destacou a importância de um mapeamento de áreas de risco bem elaborado. "Ele deve envolver um conjunto de informações para identificar a população que vive em áreas de risco, com o objetivo de protegê-la em momentos de crise. É preciso ressaltar também a atuação e a integração da equipe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) com as coordenadorias de defesa civil, para o trabalho de prevenção e monitoramento de efeitos climáticos que podem resultar na ocorrência de desastres", disse.
O Morro do Marapé abriga atualmente cerca de 100 casas e aproximadamente 300 moradores. O foco da capacitação no local foi mostrar os procedimentos de prevenção a deslizamentos e enxurradas, entre outros desastres. Os participantes conheceram detalhes sobre o mapeamento da área, executado pela Sedec; até o monitoramento dos alertas que contam com a atuação dos agentes comunitários - para orientar a população a deixar suas casas quando necessário.
"A ideia é trabalhar na prevenção para salvar vidas. Não temos como controlar os desastres, por isso nosso objetivo é ensinar como proceder na situação de risco", disse o comandante do corpo de bombeiros de Santos, Marco Aurélio Alves Pinto, que também esteve presente durante a atividade.
O presidente da Sociedade de Melhoramentos do Marapé, Dalve Negrão, disse estar muito satisfeito pela iniciativa do governo federal. Ele fez questão de bater nas portas e chamar os moradores para participarem do simulado ao seu lado. "Esta ação veio em boa hora, já que em breve, começam as chuvas de verão e os riscos de desastres aumentam", reforçou.
Próximas edições - A Integração Nacional promove ainda, neste domingo (2/12), simulado de prevenção no município de Estrela, no Rio Grande do Sul. No fim de semana seguinte, os moradores de Itajaí (SC) e Foz do Iguaçu participam da capacitação.