Notícias
Simulado de defesa civil prepara comunidade de João Pessoa para lidar com situações emergenciais
Cerca de 100 pessoas participaram do simulado de defesa civil neste sábado (23) na Comunidade Saturnino de Brito, no Bairro Trincheiras, em João Pessoa (PB). Promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional, a ação preparou os moradores para situações emergenciais como inundações, deslizamentos e desabamentos.
A atividade começou com a emissão de um alerta sonoro e a retirada dos moradores pelas rotas de fuga, previamente traçadas pelas coordenadorias estadual e municipal de defesa civil, parceiras do Ministério na ação. Os moradores foram conduzidos a abrigos. Em Saturnino de Brito, os desalojados e desabrigados foram orientados a seguir para a escola municipal Damásio Barbosa de Franca. Atualmente, cerca de 700 famílias residem no local "É muito importante essa simulação. A gente precisa saber para onde fugir se algo acontecer", afirma Vânia do Nascimento, 32 anos, moradora da comunidade há dois anos.
Para Verena Martins, técnica da Sedec, a mobilização ocorreu dentro do previsto, com envolvimento e interesse da população: "Os governos, em seus três níveis de atuação, federal, estadual e municipal, precisam treinar a comunidade e as equipes para que, em um momento de emergência, possam atuar de maneira correta e poupar vidas", explicou.
A Sedec capacitou, durante toda a semana que antecipou o simulado, mais de 40 técnicos e gestores de defesa civil de João Pessoa e de municípios vizinhos. Eles receberam capacitação técnica para elaboração de plano de contingência e a mapeamento de áreas de risco. "O que mais importa nesse momento para a comunidade é ela se inteirar das ações e ficar ciente das áreas de risco", avalia o gerente executivo estadual de Defesa Civil, coronel Cicero Hermínio.
Em 2012, mais de 1,2 mil pessoas participaram dos treinamentos nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Até o final do mês de abril todos os estados do Nordeste receberão os treinamentos. A meta da Defesa Civil Nacional é zerar o número de óbitos em todo o país e minimizar possíveis impactos econômicos e sociais em decorrência de desastres. Os simulados complementam as ações de Defesa Civil realizadas pelo ministério na região, a exemplo do Programa Água para Todos e da Operação Carro-Pipa.
Veja também: Moradores de área de risco em Recife participam de simulado de defesa civil