Notícias
Setenta e oito cidades em emergência poderão receber apoio da Defesa Civil Nacional
Medida possibilitará socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência em 78 municípios nos estados do Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A medida permite às prefeituras solicitar o apoio do Governo Federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas públicas danificadas por desastres naturais. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).
Em Pernambuco, os reconhecimentos são decorrentes do prolongado período de estiagem e contemplam 54 cidades. No Ceará, estado afetado por uma severa seca, a lista de municípios inclui Aiuaba, Beberibe, Boa Viagem, Campos Sales, Chorozinho, Deputado Irapuan Pinheiro, Forquilha, Jaguaretama, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Orós, Pereiro, Quixelô, Santa Quitéria, São João do Jaguaribe, Solonópole, Trairi, Piquet Carneiro e Viçosa do Ceará. A região de Jacinto, em Minas Gerais, também sofre com os efeitos da seca.
O Diário Oficial da União desta quinta-feira também traz o reconhecimento de situação de emergência do município de Bandeirantes, no Mato Grosso do Sul, devido a vendavais. Já em Lagoão, no Rio Grande do Sul, chuvas de granizo atingiram a cidade. Todas as portarias têm vigência por 180 dias.
Auxílio federal
O apoio emergencial pode ser solicitado pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A Plataforma disponibiliza um formulário para que as prefeituras de cidades atingidas por desastres naturais solicitem apoio da União. A análise dos dados é feita por equipes técnicas da Defesa Civil Nacional e, se aprovada, os recursos são disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional.