Notícias
Sergipe realiza Conferência Estadual sobre Proteção e Defesa Civil com 300 participantes
Evento ocorreu em Aracaju e reuniu 40 municípios
Sergipe realizou, na quarta-feira (7), sua 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, na capital Aracaju. Durante todo o dia, cerca de 300 representantes de 40 municípios sergipanos participaram de discussões e debates sobre temas relacionados à defesa civil, com especial atenção à distribuição de água na região.
Lamartine Vieira Braga, gestor de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, representou o Ministério da Integração Nacional no evento. "Sairão deste debate os princípios e diretrizes para a implementação de uma Política Nacional de Proteção e Defesa Civil que efetivamente atenda às necessidades da população que sofre com os desastres", afirmou.
"Teremos aqui um bom produto para levar à Brasília e avançar as ideias da Defesa Civil em Sergipe", afirmou o diretor da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel José Erivaldo Mendes. Representando o governo estadual, o Secretário de Estado da Casa Civil, José Macedo Sobral, destacou o fortalecimento de uma estrutura preventiva nos municípios. "Somos movidos pelas políticas que implementamos. As ações do governo precisam ser implementadas na linha emergencial, mas também na linha estruturante. É importante que cada Estado leve seus representantes porque cada um tem suas particularidades".
Após a leitura e aprovação do regimento e regulamento da conferência estadual, um grupo de estudantes do Colégio Coesi, de Aracaju, apresentou três projetos direcionados à minimização de desastres. Nas aulas de robótica da instituição, os alunos, que têm entre 13 e 15 anos, desenvolveram um projeto de dessalinizador de água para as situações de seca, um sensor de profundidade para auxiliar a movimentação de veículos durante enchentes, e sensores para identificar focos de incêndios florestais. Para a estudante Thauane Fonseca, de 15 anos, a conferência "é uma oportunidade de apresentarmos o nosso projeto, que foi desenvolvido em um ano. Nosso conhecimento é mais exposto no colégio, e agora podemos discutir com outras pessoas".
Na parte da tarde, os grupos de trabalho se reuniram em eixos temáticos para discutir o material produzido pelas conferências municipais do Estado. Foram aprovados os princípios e diretrizes que serão enviados à etapa nacional, que vai ocorrer em novembro, e também foram eleitos os 42 delegados do Estado. "Essa conferência pode ajudar não só meu município, como todo o Estado. Estão aí muitas propostas bonitas para nós levarmos à Brasília. Porque nós estamos representando quem está lá na ponta, e sempre em busca de melhorias para aqueles que não puderam vir", afirmou Josefa Beatriz Silva. Eleita delegada da sociedade civil, ela é secretária-executiva do conselho municipal de desenvolvimento sustentável do município de Frei Paulo.
Sobre a 2ª CNPDC
Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).
Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o País, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtual e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da conferência nacional, prevista para novembro, em Brasília. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.
Comunicação Social da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil
Contato: (61) 2034-4013/ 4018
Portal: www.2cnpdc.mi.gov.br
Facebook: /br.integracao
Twitter: @br_integracao