Notícias
Senado destaca ritmo de execução do Projeto São Francisco
Relator de comissão externa recomenda que aprendizado obtido por acompanhamento de obra seja convertido em proposições legislativas
A comissão externa do Senado que acompanha o Projeto de Integração do Rio São Francisco apresentou na quarta-feira (17/12), em Brasília, o relatório final dos trabalhos.
O relator da comissão, o senador Humberto Costa, destacou que "a contratação de mão de obra e o número de máquinas em operação nas frentes de serviço alcançaram seus valores mais elevados". Em novembro, o projeto atingiu o índice de 68,7% de execução física, com 11 mil trabalhadores e 3.800 máquinas operando nas dezenas de canteiros de obras, distribuídos por Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
"A comissão ajudou a propor soluções para que as obras de integração do rio São Francisco pudessem avançar no ritmo que a sociedade brasileira deseja", disse o senador em sua apresentação.
No relatório, Costa cita ainda que é preciso converter o aprendizado acumulado com o acompanhamento desta obra em proposições legislativas que contribuam para uma melhor e mais célere aplicação dos recursos destinados a grandes projetos de investimentos do Governo Federal.
Ele afirmou ainda que o Senado tem ainda a contribuir com esse processo. "É preciso prosseguir acompanhando as obras, cuja conclusão está prevista para 2015, e as ações de revitalização, que são requisitos para a oferta abundante de recursos hídricos depois de terminadas a construção."
A comissão foi instalada em novembro de 2012 com a finalidade de acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, bem como o programa de revitalização.
Atualmente, todas as etapas do Projeto São Francisco estão 100% contratadas e em atividades. Com 477 quilômetros de obras lineares projetadas, o empreendimento conta com quatro túneis (um dos quais de 15 km de extensão), 14 aquedutos, 9 estações de bombeamento e 27 reservatórios.