Notícias
Seminário discute modelo de gestão do Projeto de Integração do Rio São Francisco
Com as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) ganhando novo ritmo, inclusive com os prazos de conclusão já definidos para final de 2014 (Eixo Leste) e final de 2015 (Eixo Norte), as discussões agora se voltam para a gestão da água que será transferida por meio dos canais. O Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Banco Mundial, promoveu seminário sobre o tema nesta quinta e sexta-feira (5 e 6/07), em Brasília.
"Tenho a certeza de que pessoas e empresas com muita experiência que estão aqui no seminário vão enriquecer o debate sobre o modelo de gestão que será adotado para o PISF", afirmou o ministro da Integração Nacional em exercício, Alexandre Navarro, durante pronunciamento. Para ele, a presença do Banco Mundial no evento é fundamental por sua experiência acerca do assunto, em diferentes países.
O secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Francisco Teixeira (foto 1), fez uma apresentação do estágio atual das obras do PISF e, também, das obras complementares nos estados, a maior parte em fase adiantada de execução. "Esses projetos darão capilaridade na distribuição da água e são necessários para alcançar os 390 municípios que serão beneficiados pelo projeto, com uma população estimada em 12 milhões de pessoas", observou.
Um sistema prévio de gestão do PISF, instituído por meio do decreto 5.995/2006,e apresentado aos participantes estabelece que uma empresa federal ficaria responsável por gerir os dois eixos principais e a distribuição da água para abastecimento. Os outros usos da água seriam de responsabilidade dos operadores estaduais dos recursos hídricos, tendo a Agência Nacional de Águas como órgão regulador.
O evento contou com a participação dos secretários de Recursos Hídricos dos estados beneficiados pela obra - CE, PB, PE e RN -, dirigentes da Agência Nacional de Águas, de instituições relacionadas à gestão de recursos hídricos, e especialistas da Compagnie Nationale DAménagement de La Region Du Bas-Rhône et du Languedoc (BRL), empresa pública Francesa especializada na implantação e gestão de infraestrutura para oferta de água.