Notícias
Seminário debate inovação para desenvolvimento regional em Campinas
Secretária do MI para o tema reforça a importância da discussão de ações estratégicas que ajudem a promover esse desenvolvimento
A secretária nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Adriana Melo Alves, participou do Seminário "Universidades e Desenvolvimento Regional: As Bases para a Inovação Competitiva - InovaCampinas", em Campinas (SP), nesta quarta-feira (12/11). O evento reuniu os três pilares de sustentação da inovação: as universidades e instituições de pesquisa, o setor público e o setor empresarial. O objetivo é impulsionar esse movimento na região metropolitana, identificando modelos, discutindo planos, estabelecendo metas e propondo ações que possibilitem a transformação de regiões que se proponham a fomentar suas economias a partir do uso da ciência, da tecnologia e da inovação.
Em sua apresentação, Adriana Melo reforçou a importância de se discutir ações estratégicas que propiciem melhores condições para a promoção do desenvolvimento regional sustentável. "O Seminário InovaCampinas é a busca de sinergia, que une poder público, empresarial e universidade para potencializar componentes regionais do desenvolvimento e equilibrar a competitividade e a qualidade. Esse encontro fortalece o movimento e aproxima os diferentes setores", analisa.
A secretária destacou, também, a segunda geração da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que está em avaliação na Casa Civil para ser encaminhada ao Congresso Nacional. "O objetivo é transformar a PNDR em política de estado. O Ministério da Integração Nacional está aberto para novas parcerias, inclusive para apoiar os resultados desse seminário, já que o componente da inovação é um dos principais vetores de promoção de desenvolvimento de regiões", salienta.
Após a abertura do evento, Jonh Goddard, professor emérito da Newcastle University, no Reino Unido, falou sobre universidades, inovação e desenvolvimento regional. Segundo Goddard, um dos grandes desafios das universidades é torná-las cada vez mais cidadãs e mais próximas das reais necessidades da sociedade.
Também no evento, Antônio Galvão, do Ministério da ciência e tecnologia (MCTI), apresentou as estratégias nacionais da ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Já o Governo do Estado de São Paulo apresentou seu Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O evento
O InovaCampinas foi criado pela Fundação Fórum Campinas, entidade instituída pelos dirigentes dos mais importantes Institutos de Pesquisa Tecnológica sediados na região de Campinas, cuja missão é promover a utilização intensiva da ciência, da tecnologia e da inovação como principais meios indutores do aumento da competitividade em favor do desenvolvimento sustentado.
A iniciativa é uma síntese do trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade, nos últimos dez anos, juntamente com os Institutos de Pesquisa integrantes, visando aproximar e envolver os principais atores regionais para pensar, discutir e definir ações estratégicas em favor deste propósito.